Organizado pelo Colégio Martin Luther, o Festival Internacional de Voleibol chega à fase eliminatória neste sábado. Os jogos ocorrem, das 8h às 22h no ginásio Ito Snell (Colégio Martin Luther), Soges, Centro Comunitário Cristo Rei e Complexo Esportivo da Univates.
As partidas finais e definição dos campeões nas três categorias (mirim, infantil e infanto) ocorrem a partir das 8h de domingo, no ginásio Ito Snell. Conforme os organizadores, o festival deve terminar até às 15h.
Em sua décima terceira edição, a competição de base reúne mais de 1,5 mil atletas, que representam 36 agremiações brasileiras, uruguaias e argentinas (veja box).
Os jogos são disputados desde a quarta-feira. Na tarde dessa sexta-feira ocorreu a abertura oficial. Centenas de jogadoras lotaram a Praça Menna Barreto, em Estrela, para acompanhar o juramento, benção e pronunciamento das autoridades.
Presidente da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV), Carlos Cimino afirmou que o festival é o maior evento feminino de voleibol do Brasil. “Vocês são a razão de tudo estar acontecendo. Façam tremer as quadras, porque, amanhã ou depois, uma de vocês estará carregando no peito uma medalha olímpica brasileira, tenho certeza disso, pois daqui já saíram atletas para as seleções gaúcha e brasileira”, lembrou.
Vice-presidente da Avates, Rodrigo Rother, enaltece a competição. “Trabalhamos muito para vocês se divertirem e se preocuparem com o vôlei, fazer novas amizades e curtir esse campeonato. Também agradecemos aos pais por confiarem e dar credibilidade ao nosso evento.”
Ele também também ressaltou a importância dos parceiros e patrocinadores que acreditam no festival, porque, de acordo com Rother, não é uma tarefa fácil organizar uma competição neste nível, sendo essencial o apoio de todos. “Que vocês voltem para casa felizes e que possam dividir isso com familiares e amigos”, finalizou.
A diretora do Colégio Martin Luther, Andréa Desbessel, e a presidente da mantenedora da instituição, Elenir Dresch, também deram boas-vindas às equipes. “Que além da disputa, vocês possam fazer novas amizades e ter muita parceria fora de quadra, deixando a rivalidade só dentro dela. Curtam muito nossa cidade e o festival”, disse Andréa.
Sobre o Festival Internacional
Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival Internacional de Voleibol reuniu 25 equipes. Na época, o objetivo dos organizadores era motivar as atletas estrelenses e atrair a atenção da mídia ao recém-criado projeto de voleibol. Passados 12 edições, o evento se consolida e vem crescendo ano após ano.
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br