O Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, está entre os melhores colocados do estado no Enem 2018. O levantamento do jornal Folha de São Paulo foi divulgado na última terça-feira, 18. O ranking leva em conta dois resultados: questões objetivas, que é a soma da pontuação das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem e matemática; e a redação.
O Ceat ficou em primeiro lugar no estado nas provas objetivas e em quinto na redação. O Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio, foi o melhor colocado do Vale na redação, com o quarto lugar no estado.
Nas objetivas, o Colégio Martin Luther, de Estrela, ficou em 7º e o Colégio Teutônia, em 11º
Trabalho começa no berçário
O resultado deixou o diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, orgulhoso em relação à comunidade escolar. Ele atribuiu as boas médias “à atuação dos profissionais do colégio, dos estudantes e da família. Este tripé tem um funcionamento muito bom, onde cada agente tem a concepção da importância do seu papel no processo”, afirmou.
Ulrich afirma que o resultado obtido pelos estudantes do último ano se deve a uma construção que vem desde o início da vida escolar. É o sétimo ano consecutivo em que o Ceat lidera o resultado do Enem na região.
“É um resultado de alunos do terceiro ano, mas as nossas intervenções iniciam lá na Educação Infantil. Não tem como imaginar um resultado desse somente no ensino médio”, conclui.
Ele cita ainda a diversidade de atividades oferecidas pela instituição além do currículo escolar básico. O colégio oferece aos estudantes atividades de iniciação científica, artes, participação em atividades de voluntariado, esportes, entre outros.
Trabalho de redação
No critério da redação, a melhor nota do Vale foi do colégio Bom Jesus de Arroio do Meio.
Há dez anos, o colégio criou o Espaço da Palavra, projeto que é dedicado à produção textual. O programa é oferecido do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.
As atividades são parte da grade curricular, todos os alunos precisam participar. “Ainda que não precise fazer provas, a participação do estudante é muito importante na formação das ideias, na construção e na defesa dos pontos de vista”, afirma a diretora Maria Cristina Gonzatti.
O atendimento é individualizado e o trabalho compõe um portfólio, para acompanhamento da evolução dos alunos.
As melhores entre as públicas
Três instituições de ensino públicas aparecem no ranking. São as escolas estaduais de ensino médio, Westfália, do município de mesmo nome, e Gomes Freire de Andrade e Reynaldo Affonso Augustin, ambas de Teutônia.
O diretor da escola Westfália, Gilmar Grünewald atribui o resultado à toda comunidade escolar. Ele diz que a escola não faz nenhum trabalho específico voltado para o Enem, mas faz simulados e as questões das provas são trabalhadas em sala de aula.
“Buscamos sempre apontar perspectivas para os alunos buscarem o melhor preparo para obterem êxito nos estudos e de poderem um dia, ingressar numa faculdade ou curso técnico”, afirma.
Critérios
O levantamento da FSP só leva em conta as notas de estudantes que marcaram a opção “estou cursando e concluirei o Ensino Médio este ano”. São avaliados apenas alunos do ensino regular, excluindo a educação especial e o EJA.
Foram considerados estudantes presentes nas quatro provas objetivas e da redação e que tenham obtido nota superior a zero. Só foram computadas escolas com dez alunos ou mais e pelo menos 50% dos estudantes prestando a prova.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br