PRF ganha reforço contra uso de álcool ao volante

Vale do Taquari

PRF ganha reforço contra uso de álcool ao volante

PRF de Lajeado recebeu dois bafômetros que dispensam o uso de bocais descartáveis e agilizam abordagens

PRF ganha reforço contra uso de álcool ao volante

Novidade no Brasil desde o dia 13, os novos bafômetros chegaram ao Vale do Taquari. Ontem, 18, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lajeado recebeu dois equipamentos que serão utilizados para fiscalização nos quase 150 quilômetros de abrangência na BR-386, trecho entre Victor Graeff e Nova Santa Rita, e parte da BR-470.
 
Durante o dia, os policiais rodoviários fizeram os primeiros testes e abordagens. Além dos novos equipamentos, a PRF de Lajeado seguirá utilizando os sete bafômetros antigos. “Será um reforço no combate à embriaguez ao volante”, enfatiza o coordenador de comunicação social da 4ª delegacia da PRF, Dimitrius Franco.
 
As operações brasileiras com o novo bafômetro fazem parte Operação Copa América 2019. No Rio Grande do Sul serão 22 novos bafômetros que serão acrescidos aos mais de 120 equipamentos já utilizados na fiscalização ao longo dos cerca de 6 mil quilômetros de estradas gaúchas.
 

Como funciona

O novo bafômetro tem dois modos de operação. Na função passiva ou pré-teste, o equipamento indica se o condutor consumiu bebida alcoólica sem necessidade de assoprar o equipamento. “O bafômetro consegue captar se há alcoolemia na fala, apenas com o ar”, esclarece.
 
Essa fase serve como triagem. Caso o equipamento constatar presença de álcool, o motorista será convidado a assoprar o etilômetro. “Pode acontecer do aparelho captar o álcool da roupa do condutor, por exemplo. Por isso há o teste final para comprovar o consumo”, exemplifica.
 
Franco destaca que o novo equipamento vai agilizar as abordagens. Com o antigo etilômetro, o tempo gasto para fazer o teste era de aproximadamente 40 segundos. Com o pré-teste do novo bafômetro, o tempo cai para 7 segundos.
 
Outra vantagem é a diminuição dos gastos públicos, uma vez que a triagem dispensará o uso dos bocais descartáveis. “Vamos fazer mais abordagens e podemos flagrar mais condutores embriagados e tirá-los das ruas”, acredita Franco.
 

Saiba mais

As regras com o novo etilômetro seguem as mesmas. O condutor embriagado recebe multa de R$ 2,9 mil e responde a processo administrativo para suspensão do direito de dirigir por um ano. Quem exceder os 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido comete crime de trânsito e pode ser presos por até três anos.
 
O teste pode ser recusado, mas é considerada uma infração gravíssima. Segundo os dados da PRF de Lajeado, mais da metade das autuações por embriaguez ocorreu por recusa. O percentual de motoristas autuados é menor que 3% do número de fiscalizados.
 
03_AHORA
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais