O potencial gastronômico de Encantado e região foi evidenciado na 18ª Suinofest. Foram seis dias de evento com a culinária à base da carne suína, atrações culturais, espaço para compras e seminários técnicos.
Conforme a comissão organizadora, o público no Parque João Batista Marchese chegou a 32 mil pessoas nos dois fins de semana de atividades. Deste total, 8,3 mil pessoas passaram pelo Salão Gastronômico.
Os números foram satisfatórios, na avaliação do presidente da Suinofest, Rafael Fontana. Para ele, a feira de Encantado se consolida como um dos principais destinos gastronômicos e turísticos do estado. “O evento se fortalece e marca uma posição importante no desenvolvimento socioeconômico da região”, percebe.
A Suinofest é uma realização da ACI-E e, nesta edição, marcou a passagem dos 80 anos da entidade. Também tem a parceria da administração municipal e câmara de vereadores, além do patrocínio master da Dália Alimentos e Sicredi.
Festival de compras e prêmios
A Suinofest registrou R$ 4 milhões em negócios no Festival de Compras. Estavam presentes 126 empresas expositoras e 32 agroindústrias. Uma das novidades deste ano foi o sorteio de prêmios a cada R$ 50 em compras. Os sorteados de domingo, 16, foram Ernidio Keller de Roca Sales (caixa de som), Fernando Soligo (celular Samsung Galaxy) e Daniel Franz (Smart TV).
“Suinofest consolida nossa região como vale dos alimentos”
A Hora – Como avalia a 18ª edição da Suinofest?
Rafael Fontana – Seguiu a expectativa que prevíamos. Ficamos muito felizes com o aumento significativo de caravanas e pessoas de fora da região, consolidando a Suinofest como um destino turístico gastronômico importante no estado, o que era um dos objetivos. Foram cerca de três mil pessoas provenientes de 100 caravanas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Hora – Qual foi o prato que mais se destacou no Salão Gastronômico?
Fontana – O leitão à Encantado sempre é a opção número um, pois é o prato mais elogiado e que atrai o pessoal. Outro prato bastante servido foi o mini schnitzel. Saiu em torno de 200 quilos, uma quantidade excelente para a primeira edição. O mini schnitzel está confirmado para os próximos anos e, inclusive, acredito que entrará na gastronomia regional.
A Hora – Na sua opinião, a Suinofest já pode ser considerada o maior festival gastronômico do estado?
Fontana – Nós temos que respeitar a FestiQueijo (Carlos Barbosa), que tem um fluxo de turistas maior que o nosso. Diria que a Suinofest se consolida como um dos maiores, pois percebemos que o público vem aumentando. Temos depoimentos de pessoas que vieram sozinhas em um ano e no outro trouxeram amigos. Isso é bom, porque demonstra esse desenvolvimento constante. Acho também que a Suinofest consolida nossa região como vale dos alimentos, pois destaca outros produtos, não apenas a suinocultura.
A Hora – O que a Suinofest pode fazer para evoluir ainda mais?
Fontana – Nós começamos a discutir algumas inovações para 2021. Acredito que a Suinofest pode ampliar esse fluxo de turistas de fora do estado, facilitando uma permanência maior na região. A ideia é que a pessoa venha e fique aqui por dois ou três dias, aproveitando os atrativos turísticos locais.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br