Não se trata de uma nova troca de sigla na vida do ex-deputado federal, Enio Bacci, que recentemente trocou o PDT pelo PTB. Longe disso. O que está ocorrendo nos bastidores da política é uma reaproximação dele com os Progressistas de Lajeado, em busca de uma forte coligação para a disputa do pleito municipal em 2020. Na semana passada havia uma agenda entre ele e líderes do PP. O encontro acabou protelado, mas tem tudo para gerar uma nova parceria.
Bacci é um dos mais experientes políticos no Vale do Taquari e no Estado. Foram cinco mandatos como Deputado Federal e um como membro da Assembleia Legislativa gaúcha. Ao trocar o PDT pelo PTB, se tornou a figura mais importante no diretório municipal do novo partido, e toda e qualquer decisão vai passar pelo crivo do advogado. O único representante do PTB na câmara – Ernani Teixeira – já está muito próximo ao governo Mas reforço. Cabe a Bacci bater o martelo sobre eventual coligação.
Ainda não se sabe quais as pretensões do PTB ao buscar uma aliança com o PP, cujo planejamento ainda é manter a dobradinha entre Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher em 2020. Cargos? Secretarias? É tudo muito embrionário até o momento. Mas a vontade de uma nova parceria entre Bacci e os Progressistas parece mútua. Até o momento, repito, porque tudo pode mudar da água para o vinho em poucos meses ou dias.
Ainda mais quando falamos de Bacci e PP. O ex-deputado já foi adversário direto do partido em pleito municipal. Anos depois, firmou coligação com o governo de Carmen Regina e emplacou a Secretaria de Cultura – com Gerson Teixeira no posto. Antes mesmo do fim dessa gestão, voltou a ser adversário ao se aliar com o PT. Já no último pleito, apoiou o MDB e acabou derrotado pelos Progressistas. E pelo andar da carruagem, as recentes mudanças não deixaram rusgas.
Incentivos em Teutônia
Teutônia é a 53ª maior economia do Estado. Para o Executivo, essa colocação está ligada direta e indiretamente ao setor calçadista, responsável por 3.501 dos 10.353 empregos formais da cidade. E para alcançar índices ainda melhores, o governo segue apostando nos incentivos fiscais às empresas. Entre essas, as calçados Beira Rio e Piccadilly, que só em 2019 já receberam mais de R$ 990 mil. Esses benefícios estão em vigor desde 2008, e consistem na devolução de 50% do incremento do retorno da quota parte do ICMS.
Insatisfação tucana
Correligionários do PSBD na região podem deixar a sigla em breve. Entre eles, o secretário da Fazenda de Estrela, Henrique Lagemann, e o ex-prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden. Eles estão insatisfeitos dentro do “ninho” dos tucanos e aguardam mudanças em posicionamentos de alguns líderes regionais. Este colunista tem apenas detalhes sobre este descontentamento. Entre esses, demandas regionais represadas, sede do IPE e Cascata Santa Rita. “Não posso ser mais específico”, diz Lagemann. Então, resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Com aval do ministro
Conforme antecipado na coluna, Diego de Castro é pré-candidato a prefeito de Estrela pelo DEM. No início do mês, ele esteve em Brasília e conseguiu apoio do Ministro-Chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni (DEM). Durante a visita, Castro também conversou com o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Ele pretende liderar chapa própria em 2020, com Carmo Horn na posição de vice.
Público na Suinofest
Mais de 32 mil pessoas passaram pela Suinofest, em Encantado, e 8,3 mil no Salão Gastronômico, o ponto forte da festa. Outro fato que merece destaque nessa importante feira é a qualidade dos seminários e congresso realizados durante os dois finais de semana. Com especial atenção para os eventos nas áreas da educação e do turismo. Toda a direção da feira, entidades envolvidas e poder público estão de parabéns!
Protesto na Suinofest
A feira teve momentos atípicos. Entre esses, um pequeno protesto realizado por um grupo de veganos contrários às empresas do ramo de alimentação. Em um determinado momento, chegaram a subir em um caminhão que transportava suínos para o abate, na tentativa de comover a opinião pública. Eu defendo todo o protesto que seja pacífico. Mas em uma região onde o agronegócio gera tanto emprego, renda e qualidade de vida para a população, o tiro obviamente saiu pela culatra.
Denúncia grave em Lajeado
O vereador do MDB, Marcos Schefer, é o autor de uma proposta inusitada que veio acompanhada de uma grave denúncia. Ele propõe a criação do serviço de motoboy no setor público de saúde em Lajeado, para garantir a entrega de medicamentos aos pacientes da rede de atendimento do município. Segundo o parlamentar, isso “diminuiria a quantidade de remédios vencidos nos Postos de Saúde”. Ora, se de fato há produtos com prazos de validade vencidos, o representante do MDB precisa levar isso ao conhecimento das autoridades!
Tiro curto
• Em Lajeado, além de Lorival Silveira (PP), Paulo Tóri (PPL) também quer ser o presidente da Câmara em 2020. Mas o acordo conduzido pelo MDB é claro: o cargo é do vereador do PP;
• Ainda sobre a câmara de Lajeado, só Carlos Ranzi (MDB) participou do 4º Fórum Rio Grande em Transformação, realizado na quinta-feira, na Acil. Todos foram convidados. O projeto idealizado pela Federasul reuniu empresários, líderes regionais, autoridades e empreendedores para definir 10 macro-oportunidades do Vale do Taquari;
• Em Arroio do Meio, Adaílton Cé – um dos expoentes do PSDB local – está agitando os bastidores. O partido não participou nos dois últimos pleitos. E se depender do presidente da ACISAM, isso vai mudar em 2020. Ele tem conversado com outras siglas para criar um “frentão” contra o atual prefeito. E a grande tacada seria buscar Sidnei Eckert para ser o candidato. O ex-prefeito nega. Mas correligionários tucanos estão confiantes. Inclusive com a possibilidade de Danilo Bruxel (PP) ser o candidato a vice nesta eventual coligação;
• Hoje em Teutônia ocorre a posse dos “vereadores mirins” na câmara municipal. É uma forma interessante de despertar a cidadania dos jovens;
• Com a alta procura por ingressos, os organizadores do passeio Trem dos Vales – que passa pelos municípios de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé – conseguiram ampliar de 10 ara 11 o número de vagões. Isso deve gerar mais de 400 novos tickets.