Reportagem veiculada nesta edição conta o caso de Marie, 6 anos, de uma família de imigrantes haitianos que vivem em Lajeado faz cerca de seis meses. Aluna da escola Fernandes Vieira, a menina é inteligente e dedicada, mas apresentava dificuldades para enxergar o que estava escrito no quadro e para a leitura dos conteúdos passados em sala de aula.
Graças à sensibilidade do corpo docente, o caso foi levado a um especialista e a estudante foi diagnosticada com elevado grau de miopia. Para o tratamento, o médico oftalmologista recomendou o uso de óculos especiais, cujo preço para a aquisição estaria fora do poder aquisitivo dos pais.
Em uma atividade organizada no colégio pelo Lions Clube, a situação de Marie comoveu os integrantes da entidade beneficente, que decidiram ajudar. Compraram as lentes e intermediaram junto a uma ótica da cidade a doação da armação. De óculos novos, a menina demonstra agora facilidade para o aprendizado e desempenho acima da média.
O caso evidencia a importância da solidariedade exercida por diversas entidades atentas aos problemas sociais existentes na região. No Vale, não são raros os exemplos de atitudes simples que são capazes de transformar a realidade e garantir um futuro melhor para milhares de pessoas.
Seja por meio do Lions, do Rotary, da Fundef, da Apae, da Slan, do Lar da Menina, da Liga de Combate ao Câncer, entre tantas outras organizações, cidadãos dedicam tempo e energia para fazer a diferença na construção de uma sociedade melhor. São exemplos que demonstram que ainda é possível acreditar na humanidade.
O caso remete também à necessidade da implementação de melhores políticas públicas voltadas aos centenas de imigrantes que passaram a fazer parte da sociedade regional. O engajamento voluntário se tornou vital para essas pessoas, muitas vezes oriundas de terras conflagradas e tomadas pela miséria em busca de uma vida melhor.
Que o exemplo do caso reportado sirva de inspiração para despertar ainda mais o senso humanitário na comunidade regional, cada vez mais necessário nos dias atuais.
Editorial
Senso humanitário
Reportagem veiculada nesta edição conta o caso de Marie, 6 anos, de uma família de imigrantes haitianos que vivem em Lajeado faz cerca de seis meses. Aluna da escola Fernandes Vieira, a menina é inteligente e dedicada, mas apresentava dificuldades…