A vez dos cítricos

Outono/Inverno

A vez dos cítricos

O cheiro de bergamota não deixa dúvidas de que estamos na metade (ou quase isso) fria do ano. É o tempo de frutas como laranja, limão e bergamota. Além de integrarem lanches e refeições, esses frutos são muito utilizados em…

A vez dos cítricos

O cheiro de bergamota não deixa dúvidas de que estamos na metade (ou quase isso) fria do ano. É o tempo de frutas como laranja, limão e bergamota. Além de integrarem lanches e refeições, esses frutos são muito utilizados em chás, para afastar as doenças respiratórias.
 
A nutricionista Elisabete Weizenmann explica que as frutas cítricas auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, o que é ainda mais importante nesta época de frio para evitar gripes, resfriados e infecções.
 
Além da vitamina C, os frutos cítricos são ricos em antioxidante que age neutralizando os radicais livres, por isso previne rugas e envelhecimento precoce. Também aumenta absorção do ferro, evitando anemia. “Seu consumo é um grande aliado para quem pratica exercício físico; evita lesões musculares e alguns danos às membranas celulares”, acrescenta
 
A profissional comenta que a quantidade recomendada seria de 100 mg ao dia. Porém, casos como gravidez, quadros de infecções e tabagismo requerem doses ainda maiores. Além disso, a atletas devem ingerir quantidades de vitamina C de acordo com a intensidade do treino. A ressalva fica por conta de quem tem problemas gástricos, já que esse tipo de alimento pode agredir as paredes do estômago.
 
A melhor forma de consumo é a fruta in natura, pois mesmo o suco acaba diminuindo o teor de nutrientes. “Sempre o ideal é consumir frutas da estação, devido aos nutrientes presentes, sem falar que são mais saborosas. As frutas da época da estação mais fria são as laranja, bergamota, carambola, kiwi, mamão, morango”, enumera.
 
Mas é claro que nem só de frutas se faz uma dieta. Nessa época, os cardápios ficam variados e fome parece aumentar. Para não abrir mão da alimentação saudável, a profissional sugere a ingestão de sopas, que hoje contemplam uma gama de sabores, como abóbora, creme de ervilha e legumes.
 
Optar por chás é outra sugestão para manter o corpo quentinho e dar algum deleite ao paladar, além de se valer das propriedades naturais de ervas. “É preciso manter uma rotina de exercícios e lembrar que devemos cuidar do nosso corpo ano inteiro”, destaca Elisabete.
 

Bergamota é motivo de festa em Marques de Souza

O apreço por uma das frutas mais famosas do estado é tanto que a Festa da Bergamota é a principal atração de Marques de Souza. A 44ª edição da festividade ocorre neste domingo, 16, no Ginásio do Esporte Clube Guarani e arredores, no Distrito de Bela Vista do Fão.
 
Toda a celebração foi organizada pelos próprios moradores de Fão com o apoio direto da Prefeitura. “Os moradores cultivam essa tradição. Tem investimentos da prefeitura em todos os setores de Marques de Souza e o turismo voltou a ser importante”, afirma Lisandra Brunetto, integrante da Comissão Organizadora da Festa da Bergamota.  Durante a Festa da Bergamota também haverá passeio de Cedelinho até os belvederes recentemente inaugurados, e que têm vista para o Rio Fão.
 
Gastro_04

Acompanhe
nossas
redes sociais