O edital do Programa Centelha será apresentado para a região na manhã de hoje, a partir das 8h30min, no auditório do Bloco 20 da Univates – Tecnovates. As inscrições já estão abertas desde o dia 3 e encerram em 18 de julho, para pessoas físicas e jurídicas, com até um ano de CNPJ ativo. Até 50 empresas gaúchas poderão ser contempladas pelo edital do programa com até R$ 68,3 mil em subvenção econômica. Na manhã de hoje, o momento também será para tirar dúvidas.
Este é o primeiro passo para um projeto de fomento ao empreendedor executado pelo governo do estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com entidades como o Sebrae-RS, Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação), por meio de recursos da Fapergs e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP).
A iniciativa é realizada no âmbito nacional e visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. Para os projetos selecionados em cada edital – divididos por estado –, serão oferecido scapacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae Regional Vale do Taquari e Rio Pardo, Cláudia Kuhn, este momento é importante dentro de um cenário de boas ideias e falta de recurso financeiro. “Esperamos ter projetos selecionados no Vale para o programa e para outros editais de incentivo ao empreendedorismo no ano”, acredita Cláudia.
Ela explica que serão apoiados projetos em temáticas desde a área de automação, inteligência artificial, segurança, agronegócios, construção civil, alimentos, bebidas, entre outras. Alunos, empreendedores, potenciais empreendedores e startups com responsáveis maiores de 18 anos são esperados para a abertura hoje.
Participação do Tecnovates
O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), juntamente com sua incubadora Inovates, incentiva os empreendedores já incubados a participar do edital do programa, conforme conta a diretora de Inovação e Sustentabilidade do parque tecnológico, Simone Stulp.
Da mesma forma, a diretora explica que, após a seleção no Programa Centelha, os empreendedores estarão aptos a serem incubados junto à Inovates, conforme o interesse da empresa em estar conectada a um ambiente de inovação.
“A partir disso, os projetos selecionados, uma vez incubados, recebem o apoio da equipe de gestão da incubadora, além de terem acesso a mentorias em áreas específicas e suporte tecnológico quando necessário”, ressalta Simone.
BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br