O Plano Diretor e  os exageros

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O Plano Diretor e os exageros

Após a aprovação do projeto de lei sobre o transporte público municipal, a câmara de vereadores de Lajeado volta a se debruçar sobre outro assunto pra lá de complexo: o novo Plano Diretor da cidade. As reuniões internas costumam ocorrer às quintas-feiras, e o nível do debate nos leva a crer que as decisões a serem tomadas estarão muito próximas do ideal. Mas, assim como no caso dos ônibus coletivos, é preciso atenção ao excesso de sugestões.
 
Nos bastidores há reclamações sobre uma possível falta de visão ambiental dentro dos estudos do novo plano. Mais Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), maior preocupação com corredores verdes, projetos de arborização e ainda incentivos a empreendedores que avançarem em novas práticas sustentáveis são temas que foram debatidos na manhã dessa quinta-feira, entre membros da câmara, da prefeitura e entidades civis.
 
Entre as propostas, garantia de maior índice construtivo aos empreendimentos que garantirem telhados verdes ou instalarem placas solares, além de outras soluções sustentáveis. O Executivo, por sua vez, alerta para o risco de duplicar e confundir as legislações. Cita como exemplo o Plano Municipal de Saneamento e o Código de Edificações como mecanismos já existentes para tais reivindicações. E sobre as ETEs, cita que um estudo aponta a necessidade – e a capacidade – para apenas três estruturas de maior porte no município.
 
O Executivo relembra ainda o plano de arborização que já está em andamento e cita também as fartas exigências feitas aos loteadores, empresas e indústrias. Já são inúmeras amarras ambientais diante do investidor. E talvez o problema esteja na fiscalização, e não nas leis já existentes. Em tese, o governo defende que as questões relacionadas ao meio ambiente estão desenhadas em outras leis, decretos, planos ou códigos, e que o Plano Diretor tem como objetivo apenas regular o uso do solo. Mesmo assim, a novela promete ser longa!
 

Calçadas em Estrela

O projeto “Parceria de Passeio Público”, cujo objetivo é a construção ou reparação de calçadas de imóveis particulares, têm apresentado bons resultados em Estrela, informa a administração municipal. A proposta é simples. Após a adesão por parte do cidadão contribuinte, o proprietário entra com a verba para o material necessário e a Secretaria Municipal de Obras Públicas entra com o projeto e a execução dos serviços, inclusive com a mão de obra necessária. Na verdade a responsabilidade deveria ser apenas do responsável pelo imóvel. Mas, diante da inércia de tantos, a ideia surge como uma forma de amenizar os problemas.
 

Natureza em Arroio do Meio

O mês de junho será de muitas ações na área ambiental em Arroio do Meio. A administração municipal está instalando diversas placas de conscientização e orientação sobre o descarte correto do lixo e a importância do engajamento da comunidade na limpeza urbana. Os primeiros locais beneficiados foram os bairros Navegantes e Novo Horizonte, sempre em parceria com escolas e representantes das comunidades locais. Além disso, o programa Nossa “Cidade, Meu Lar” já garantiu diversos “ecopontos” em Arroio Grande, Forqueta, Palmas e também no Centro da cidade. São ações que precisam ocorrer em todo o Vale do Taquari.
 

Rua coberta em Estrela

O vereador João Braun (PP) realizou ontem a prometida enquete para saber onde o povo quer a rua coberta em Estrela. Até o fim do dia, e após mais de 500 votos, o resultado era de 85% dos votos para a rua Fernando Abott (calçadão) e 15% para a Arnaldo Diehl (junto à escadaria do Rio Taquari). Mas surgiram outras propostas enviadas pela população. Entre essas, as ruas que circundam a principal praça do município e também em frente ao parque Princesa do Vale. Houve também a sugestão de levar o mecanismo para bairros mais distantes do Centro.
 

Reunião do PP em Lajeado

Na noite de quarta-feira, cerca de 90 pessoas participaram do encontro do PP de Lajeado. Foi o primeiro sob a presidência de Natanael dos Santos, que é o Procurador Jurídico da prefeitura. “Vamos remobilizar. Vamos buscar renovação e simpatizantes. No próximo evento, queremos 200 pessoas.”, afirma. Entre os participantes estava o vereador Adi Cerutti (PSD) e o suplente do MDB e hoje CC da prefeitura, Adriel. Além deles, outros podem assinar com os progressistas em 2020. Entre eles, “Vavá”, também do MDB.
 

Fogo amigo dentro do PTB

O atual prefeito de Marques de Souza, Edmilson Amauri Dörr, está com um pé fora do PTB local. Ele quer concorrer à reeleição, mas enfrenta forte resistência por parte da ala nova do partido. A situação é complicada e começou logo no início da gestão, logo após ele negar cargos comissionados para aliados da base – hoje são apenas 10 CCs na prefeitura. A atitude vem gerando fortes intrigas desde então, principalmente dentro do Poder Legislativo do município, e agravado pela última eleição municipal do partido. “Brida” vai aguardar ações da direção estadual. Caso essa não se posicione sobre o tema, vai formalizar a saída dele da sigla.
 

Tiro curto

• Em Teutônia, o governo municipal e a CIC bateram o martelo e a tradicional Festa de Maio já tem data marcada para iniciar no próximo ano. Conforme a definição, o evento será realizado entre os dias 20 e 24 de maio de 2020;
• Vereador de Lajeado, Sérgio Rambo (PT) passou por delicada cirurgia nos rins na tarde de ontem, no Hospital de Estrela. Fica aqui a minha torcida por uma plena recuperação ao amigo;
• Roberto Pretto assumiu nessa quarta-feira como o novo Secretário de Agricultura de Encantado. Ele já atuou como Secretário de Desenvolvimento durante o governo municipal de Paulo Costi (PP). “Beto”, como é conhecido, sempre foi muito ligado ao PT local;
• Também em Encantado, o prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) encaminhou nessa quarta-feira um projeto para revogar a lei que autorizava financiamento de até R$ 6,5 milhões junto à CEF. O valor seria investido no programa Avançar Cidades. Na mensagem justificativa, o governo cita outro financiamento já em andamento no âmbito do Programa Finisa;
• Em Arroio do Meio o novo presidente do PDT, o vereador Darci Hergessel, segue firme por um alinhamento com o PP e sonha em ser o vice na chapa para prefeito. Mas o principal foco é tentar novas filiações, principalmente de jovens líderes com idades entre 16 e 30 anos, e que hoje representam cerca de 30% dos votos válidos na cidade. No sábado, ele vai trazer o Deputado Federal Pompeo de Mattos ao município;
• Também em Arroio do Meio, o Pastor Antenor, da Igreja Quadrangular, e que estava há anos na presidência do PTB, resolveu deixar o cargo na última eleição – a nova presidente é Graziela Stein. Há quem diga que ele vai apoiar a oposição em 2020. “A princípio, ficarei neutro”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais