Todos os anos, Roseli Wermann vai à missa de Santo Antônio, na Igreja Matriz. Ontem à tarde, ela levou o pequeno Rafael, de quatro meses, pela primeira vez. Ela defende a importância de proporcionar o contato com a fé desde os primeiros meses de vida. “Mostrar desde cedo que existe um deus que ele pode seguir e incentivar a fé, que é importante nas nossas vidas”, diz.
Em celebração ao dia do santo, foram realizadas três missas ontem, de manhã, à tarde e à noite. A missa da tarde ficou completamente lotada. Diversos ônibus trouxeram grupos de moradores do interior. Fiéis vieram de todas as partes do município para receber a bênção do padroeiro de Estrela. A missa da noite teve e presença do bispo diocesano de Montenegro, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva.
Ao fim, os fiéis receberam os tradicionais pães de Santo Antônio, água benta e ervas para chá. “Lembrar o dia de Santo Antônio é lembrar de alguém que segue sendo um exemplo e que intercede junto a Deus por toda esta comunidade”, define o padre Neimar Schuster.

Da pastoral da saúde, Renata e Jane distribuíram ervas para chás e água benta
Fé a serviço da saúde
Renata Basanella é integrante da pastoral da saúde da paróquia. Ela comemorou a presença massiva da comunidade estrelense. “É um dia em que a gente sempre celebra esta grande missa. Vem todo o pessoal do interior, do Gracie, pessoas doentes, porque também faz parte a missa da saúde.”
Sua colega de pastoral Jane Morschbacher começou a participar anualmente da missa pela devoção da filha, Ana Julia. “Desde pequenininha ela é devota demais de Santo Antônio. Por causa dela, aumentou a minha fé e gratidão.”
Na missa, os fiéis doaram alimentos que a paróquia vai repassar a pessoas necessitadas. A pastoral faz visitas semanais aos enfermos e seus acompanhantes no Hospital Estrela.
Costelão no domingo
Os festejos em homenagem ao padroeiro do município encerram no domingo, 16, com o 9º Costelão de Santo Antônio, almoço festivo em honra ao santo. O evento acontece no Centro Comunitário Cristo Rei. Os cartões estão à venda na Secretaria da Paróquia, pelo valor de R$ 25.
O evento tem início às 11h30 e o cardápio inclui, além do costelão, buffet com acompanhamentos diversos e galeto. “É o momento de confraternização do povo em torno da figura do santo e já vem se tornando tradição”, afirma Schuster.
A equipe do grupo A Hora participa da atividade interagindo com a comunidade, organizando brincadeiras e distribuindo brindes das empresas parceiras.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br