Inaugurada ontem, nova sede da Justiça Federal consolida “região jurídica”

Lajeado

Inaugurada ontem, nova sede da Justiça Federal consolida “região jurídica”

A nova sede do Foro da Justiça Federal em Lajeado foi inaugurada ontem, em solenidade que reuniu autoridades políticas, policiais e jurídicas do município e do estado.  A cerimônia teve a presença da diretora do Foro da Seção Judiciária do…

Inaugurada ontem, nova sede da Justiça Federal consolida “região jurídica”

A nova sede do Foro da Justiça Federal em Lajeado foi inaugurada ontem, em solenidade que reuniu autoridades políticas, policiais e jurídicas do município e do estado.  A cerimônia teve a presença da diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Daniela Tocchetto Cavalheiro. Segundo ela, as tratativas para a construção da nova sede iniciaram em novembro de 2015.
 
“Temos aqui um exemplo de funcionalidade e bom uso do gasto público, pois o prédio possui o tamanho ideal e necessário para a Justiça Federal. Não vai faltar, nem sobrar espaços”, citou Daniela, que lembrou também das restrições orçamentárias que o órgão enfrenta desde 2016, quando entrou em vigor a PEC do teto dos gastos.
 
O juiz da 2ª Vara e diretor do foro da Justiça Federal de Lajeado, Mauro Sbaraini, já trabalhou em diversos municípios e retornou ao Vale há cerca de seis anos. “Por ser natural daqui, essa inauguração de hoje possui um significado especial para mim”, disse.
 
Desde 2001 instalada em Lajeado, a subseção da Justiça Federal funcionou, inicialmente, na rua Alberto Torres, no Centro. Em 2005, com a criação da 2ª Vara, mudou de endereço pela primeira vez e passou a dividir com outros órgãos um prédio no bairro Florestal.
 
Agora, terá seu próprio espaço no bairro Moinhos, consolidando a “região jurídica” que conta ainda com os vizinhos Fórum, o Ministério Público e a Justiça do Trabalho. O descerramento da placa foi feito por Sbaraini e pelo juiz da 1ª Vara e vice-diretor do Foro, Andrei Gustavo Paulmichi.
 

Atendimento será retomado terça

O prédio possui dois andares, sendo que as varas funcionarão no segundo piso. No subsolo, há um estacionamento com 28 vagas. Também será permitido estacionar em um terreno ao lado e há vagas para idosos e pessoas com deficiência deixarem seus veículos em frente ao prédio.
 
De acordo com Sbaraini, o atendimento externo ao público, que foi suspenso devido ao processo de mudança de sede, será retomado na próxima terça-feira, 18. Cerca de 600 processos são protocolados mensalmente na Justiça Federal, que conta com uma equipe de 34 servidores, quatro juízes e nove estagiários.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais