A Associação Esportiva São Bento recebeu o Encontro Regional de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Idosos na manhã de ontem. Os anfitriões da festa foram os integrantes do grupo de idosos “Dançando se vive”, coordenado pela professora Vânia Purper Worm, que também fez a narração do evento, que ocorre de duas a três vezes por mês em diferentes municípios.
“Fazemos esse encontro porque a vida dos grupos de terceira idade é muito ativa. É importante a troca, a convivência, as amizades. Nós temos um grupo do Paraná aqui”, ressalta Vânia. Ela está à frente dos ensaios do “Dançando se vive” faz 22 anos.
Fundado em 1997, o grupo anfitrião lajeadense conta atualmente com 27 mulheres, que se reúnem semanalmente para ensaiar no auditório da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas). O grupo é vinculado ao Projeto Conviver e inaugurou novo traje de dança no encontro de ontem.
Participaram do eventos cerca de 250 idosos de 13 municípios, como Estrela, Arroio do Meio, Colinas, Westfália, Marques de Souza, Vale Real, Nova Petrópolis, Ivoti e Santa Cruz do Sul.
De longe para dançar
O grupo Flores do Campo, de Santa Helena, do Paraná, passou a noite em viagem para poder participar do encontro. Entre os integrantes, Amanda Arend, 89, que dança faz seis anos, e a filha Elair Schumann, 68, que está no grupo faz dois meses. “A dança é uma recuperação para a saúde, é muito bom, a gente fica com uma vida igual a quando éramos jovens”, agradece Amanda.
BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br