Justiça Federal inaugura hoje nova sede em Lajeado

Lajeado

Justiça Federal inaugura hoje nova sede em Lajeado

Nova estrutura fica próxima ao Ministério Público e ao Fórum. Órgão recebe por mês cerca de 600 novos processos

Justiça Federal inaugura hoje nova sede em Lajeado

Depois de mais de uma década dividindo espaço com outros órgãos públicos em um prédio no bairro Florestal, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul estará de casa nova em Lajeado a partir de hoje. A inauguração da moderna sede, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Moinhos, ocorrerá em uma cerimônia às 14h.
 
A mudança para o imóvel novo iniciou no final de semana e se estendeu até a tarde de ontem, quando os últimos móveis foram transportados até o local. Segundo o juiz da 2ª Vara Federal de Lajeado e diretor do Foro, Mauro Sbaraini, a troca de endereço é uma necessidade antiga e atende também a uma proposta de padronização das varas federais espalhadas pelo estado.
 
“Dividíamos o prédio antigo com outras repartições. Com a nova sede, teremos uma maior e melhor movimentação das pessoas. Isso também facilita para os usuários e cria maior integração entre os órgãos de segurança. Temos agora as três justiças muito próximas, além do Ministério Público. Sem dúvidas, a mudança é benéfica para todos”, afirma o juiz.
 

600 novos processos por mês

Segundo Sbaraini, cerca de 600 processos são protocolados mensalmente na Justiça Federal de Lajeado. Sem um balanço exato, ele estima que há entre 7 e 8 mil processos em tramitação atualmente. “Alguns são julgados mais rapidamente, enquanto outros precisam produzir prova, fazer perícia, audiência. Tem processos que demoram 10 anos para serem concluídos”, salienta.
 
A Justiça Federal em Lajeado conta com duas varas federais instaladas, quatro juízes, 34 servidores e nove estagiários. Para Sbaraini, o efetivo ainda não é o ideal, mas a realidade é melhor do que a de outros municípios. “Temos algumas dificuldades, mas se fizermos comparações, estamos razoavelmente bem. O serviço prestado aqui é de muita qualidade”, garante.
 

Cerimônia simples

A sede nova tem dois andares, sendo que as varas funcionarão no segundo piso. No subsolo, há um estacionamento com 28 vagas. Também será permitido estacionar em um terreno ao lado da Justiça Federal. Ainda, há vagas para idosos e pessoas com deficiência deixarem seus veículos em frente ao prédio.
 
Conforme Sbaraini, a cerimônia será simples, terá discursos, descerramento da placa e contará com a presença da diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Daniela Tocchetto Cavalheiro. Também foram convidadas autoridades locais.
 
A Justiça Federal deve retomar seu atendimento amanhã, já que o expediente externo está suspenso desde o começo da semana por conta das mudanças. O novo prédio, segundo Mauro Sbraiani, é alugado e foi projetado pelo engenheiro civil Sedinei Zen, vencedor da licitação.
 

Entenda

A Justiça Federal de Lajeado atende 32 municípios do Vale do Taquari, com um raio de atuação que vai desde Bom Retiro do Sul até Ilópolis. A 1ª Vara Federal possui uma série de atribuições, principalmente as causas cíveis e tributárias, enquanto a 2ª Vara Federal é mais focada ações previdenciárias.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais