Debate promissor

Editorial

Debate promissor

Inicia hoje o I Congresso Encantado de Educação e Cidadania. Em meio à programação da Suinofest, o evento direciona todas as atenções para o mais nobre dos setores. Com três dias de atividades, promete reunir palestrantes renomados e promover um…

Inicia hoje o I Congresso Encantado de Educação e Cidadania. Em meio à programação da Suinofest, o evento direciona todas as atenções para o mais nobre dos setores. Com três dias de atividades, promete reunir palestrantes renomados e promover um verdadeiro intercâmbio de experiências exitosas no estado e no país.
 
Diante de um cenário preocupante para a área, a iniciativa de Encantado merece o reconhecimento da comunidade regional por propor um fórum inédito voltado a discutir projetos e estratégias capazes de transformar a sociedade. Investir em educação é gerar esperança acerca do futuro da nação.
 
Enquanto o setor sofre com contingenciamentos de recursos, professores são alvos de desrespeito, desvalorização e, até mesmo, agressões em sala de aula, conforme notícias veiculadas na imprensa. Retomar o respeito ao mestre, elevá-lo ao seu patamar devido e, sobretudo, reconhecê-lo e valorizá-lo, também em termos salariais, são urgências para reverter os perigosos rumos em que a nação ingressa.
 
Proporcionar três dias de reflexões a respeito do tema é louvável. Voltado a educadores, agentes públicos, políticos e demais interessados, o congresso acerta em cheio ao concentrar esforços na tentativa de qualificar o setor.
 
A iniciativa sinaliza que a educação é enaltecida e tratada com o grau de prioridade que merece pela administração de Encantado. Inspirada nas experiências de Sobral, no Ceará, destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a equipe da Secretaria da Educação do município inova e busca novas soluções para os desafios diários das instituições de ensino.
 
A humanidade está em intensa mutação e as influências da era digital são enormes, especialmente no comportamento das novas gerações. Entender essas mudanças e compreender melhor seus anseios são premissas fundamentais para estabelecer uma melhor conexão com os mais jovens. Para tanto, são necessários estudos, debates e muita preparação.

Acompanhe
nossas
redes sociais