Operadoras de telefonia serão pressionadas por uma comitiva de prefeitos da região na tarde de hoje, 13, em audiência que ocorrerá na sede do Procon-RS, em Porto Alegre. A reunião, organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), busca soluções concretas para um problema histórico da região: o sinal de telefone e internet.
É esperada também a participação de vereadores e outras lideranças. Representantes das quatro operadoras que atuam no Vale também confirmaram presença. “Há muitas reclamações dos serviços prestados, que são de péssima qualidade em alguns municípios”, salienta o presidente da Amvat e prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup.
Assim como ocorreu em março, quando uma comitiva cobrou um plano de ações da RGE para melhorar o fornecimento de energia elétrica, os prefeitos esperam conseguir resultados positivos desta vez para outra demanda. “Não conseguiríamos resultados se não fosse trabalhando de forma coletiva. Com as operadoras, que são grandes multinacionais, deve ser do mesmo jeito, em forma de parceria”, sustenta Brönstrup.
Relatórios individuais
Cada um dos municípios levará um relatório individual, mostrando demandas pontuais dos problemas enfrentados com o sinal de telefone e internet. Recentemente, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) fez uma pesquisa mostrando um alto grau de insatisfação com os serviços prestados.
Foram coletadas 57 respostas e, para 47% dos clientes do Vale, o sinal de internet na região é ruim ou péssimo. “Esperamos que se tenha um encaminhamento efetivo. Não somente nos ouvir e sim, a partir disso, fazer um plano para execução de ações que efetivamente resultem em melhor qualidade dos serviços entregues à sociedade”, afirma a presidente da Codevat, Cíntia Agostini.
“Não passamos um dia sem receber reclamações”
No escritório do Procon em Lajeado, a procura de clientes insatisfeitos com os serviços de telefonia e internet representa um volume considerável “É um serviço muito problemático, pois não conseguimos passar um dia inteiro sem ter uma reclamação. Se não for de manhã, pode ter certeza que alguém vai reclamar de tarde”, explica o coordenador Pedro Rodrigues Dourado Bezerra.
Nenhuma operadora escapa das reclamações. “Se comparar com outros países, temos poucas opções. É uma área que temos muito a evoluir”, avalia Bezerra. Segundo ele, o Procon também orienta consumidores a procurarem a Anatel ou a plataforma online consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, antes de se dirigirem ao órgão de defesa do consumidor.
Já a diretora do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira, acredita que a má qualidade dos serviços interfere diretamente no desenvolvimento da região. “Sem dúvidas, impacta e causa isolamento e deficiência em outros serviços, em vários aspectos da vida das pessoas”, avalia.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br