Uma das políticas mais importantes da atual gestão do governo de Lajeado foi lançada oficialmente ontem, em cerimônia que mobilizou centenas de pessoas na avenida Piraí. Com o objetivo de conter o avanço da criminalidade e reduzir os índices de violência na cidade mais populosa do Vale, o Pacto pela Paz nasce como uma iniciativa muito promissora.
É preciso considerar, porém, que o projeto não pode ficar restrito ao mandato de Marcelo Caumo, nem atrelado à sua presença na chefia do Executivo. Trata-se de uma política de cidade, e não de governo, que deve extrapolar limites do mandato e da própria institucionalidade. Ou seja, a sociedade e organizações partícipes devem tomar para si essa proposta e garantir a sua perenidade.
Formular estratégias para contra-atacar o crime não apenas por meio do braço repressivo do Estado, mas do braço acolhedor, consiste na quebra de um paradigma que se arrasta faz décadas no país e que nunca conseguiu garantir bons resultados na área da segurança pública. Antes de insistir em tentar enxugar o gelo, é necessário investir em soluções para a origem da problemática.
Educação de qualidade, inclusão social, qualificação profissional, saúde, esporte, lazer. Melhorar as condições de segurança em qualquer localidade implica também em investir de forma considerável em outros setores com interface direta na construção de uma sociedade mais harmônica e, minimamente, pacífica.
Voltar as atenções para os lares, a estrutura das famílias e os vínculos afetivos dos menores de hoje é o caminho para garantir adultos conscientes e responsáveis no futuro. Antes de reprimir e discriminar os jovens que crescem em ambientes conturbados, desprovidos de oportunidades, onde o crime se apresenta como uma atração tentadora, deve-se acolher essas pessoas e convencê-las de que o melhor caminho a ser seguido é o da cidadania.
Para tanto, é salutar a articulação das instituições de ensino, Ministério Público, Judiciário, poder público como um todo e entidades da sociedade civil organizada em torno dessa finalidade. O desafio é enorme e exige uma grande aliança entre os diversos segmentos sociais e instituições a frente do programa. Que a iniciativa lançada ontem tenha sucesso e vida longa, e sirva de inspiração a outras localidades.
Editorial
Unidos pelo pacto
Uma das políticas mais importantes da atual gestão do governo de Lajeado foi lançada oficialmente ontem, em cerimônia que mobilizou centenas de pessoas na avenida Piraí. Com o objetivo de conter o avanço da criminalidade e reduzir os índices de…