É preciso retomar nossa autoestima perante o mundo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É preciso retomar nossa autoestima perante o mundo

Um vídeo produzido e divulgado pelo governo estadual acerta em cheio ao elevar a autoestima dos cenários, da economia e demais potencialidades gaúchas. Faz anos que vivemos em uma penumbra financeira, e isso tem reflexo direto na moral com a qual nos apresentamos pelo Brasil e mundo afora. A bem da verdade, somos um estado riquíssimo em belezas naturais, gastronomia, inovação e empreendedorismo. Tal como o nosso Vale do Taquari.
 
Durante minhas viagens sempre me perguntam o que há de bom no sul do país? Confesso que sempre tenho dificuldade para responder positivamente. É muito mais fácil ser um carioca, um paulista ou um catarinense, tanto pelos reconhecidos centros econômicos, como em função do litoral diferenciado e tão bem divulgado Brasil afora. Após assistir o vídeo – disponível em inglês e espanhol –, compreendi melhor o que muitos chamam de “complexo de vira-lata”.
 
De fato não podemos competir com as praias cariocas, catarinenses ou mesmo do nordeste do país. Mas e daí? Nem só de mar vive o turista ou o investidor. Assim como no mundo dos negócios, cada qual trabalha com o seu produto. E quando falamos em produtos e oportunidades de negócios, estamos tão bem ou até melhor do que outros centros econômicos aparentemente mais vistosos.
 
O vídeo tem pouco mais de cinco minutos e também cita – ou oferece – projetos de privatizações, aos quais eu prefiro não me ater no momento, pois esse debate merece mais do que cinco parágrafos. Prefiro destacar as qualidades retratadas, como a beleza do pôr do sol no Guaíba; a nossa sociedade multicultural e capital humano; nossas vinícolas; os parques tecnológicos; a força dos setores de logística, biotecnologia e agronegócio; nossa destreza acadêmica; e nossas inovações em áreas diversas que geram renda e qualidade de vida.
 
E para a nossa boa surpresa o vídeo destaca o nosso Vale do Taquari. Traz para cada um de nós um olhar que muitas vezes nos passa batido, especialmente em função de uma complexidade danosa. O vídeo mostra a força da eclusa, em Bom Retiro do Sul; o Centro Administrativo, em Teutônia; a Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul; e a imponência da ponte sobre o Rio Taquari, entre Muçum e Roca Sales. Mas temos muito mais para ser apresentado ao mundo, tanto na área turística, acadêmica ou de negócios. E bem divulgar isso depende de cada um de nós!  Link para o vídeo.
 

Protagonismo em Teutônia

A Lagoa da Harmonia já é o ponto turístico mais visitado no Vale do Taquari, o que por si só já coloca Teutônia no topo da lista de procura por parte dos turistas. Mas o município quer mais. No próximo dia 24, às 19h, no Salão da CIC, ocorre encontro para debater sobre atendimento no turismo. Com destaque para a importância de acolher bem as pessoas nos estabelecimentos locais, o cuidado com os detalhes na limpeza, higiene e arrumação, e a importância da boa cozinha e de elaborar pratos que surpreendam o cliente diário ou o turista. A palestra será ministrada pelos representantes da “Cozinha da Cátia”.
 

RGE segue na mira

A luta da comunidade do Vale do Taquari por melhorias no setor de energia elétrica persiste, e cada vez mais conta com apoio do Ministério Público. Foi publicada nessa sexta-feira no Diário Oficial do MP a informação sobre mais um inquérito civil para investigar os serviços prestados pela concessionária RGE Sul na região. A investigação está sob os cuidados da promotora de justiça Andrea Almeida Barros e verifica um abaixo assinado realizado por moradores de Linha São Jacó, no interior de Estrela. Faz algumas semanas, o MP de Encantado resolveu problemas históricos no interior daquele município.
 

Ambulantes em Estrela

Comerciantes que possuem estabelecimentos nas proximidades do Hospital de Estrela reclamam da presença constante de vendedores ambulantes, principalmente do setor alimentício. A reclamação é a mesma verificada em Lajeado, por exemplo. Os proprietários se queixam de desigualdade nos negócios, especialmente pelo fato de pagarem aluguel, alvarás e outras burocracias mais. É um pepino difícil de resolver. Afinal, no fim das contas, todos estão trabalhando e buscando o próprio pão para comer. Cabe à prefeitura atenuar a situação.
 

Mais tapa-buracos

Na coluna de quinta-feira publiquei uma foto da Rua Bento Rosa, em Lajeado. A imagem mostrava o péssimo serviço de tapa-buraco realizado quase em frente ao Parque Tecnológico da Univates, onde futuramente o município pretende implantar a Rota da Inovação. Prontamente, o prefeito Marcelo Caumo entrou em contato e avisou. “Não concordamos com aquele tipo de serviço.” Segundo ele, a responsabilidade será apurada. E no mesmo dia as equipes foram direcionadas para o local a fim de consertar o erro.
 

2019 06 08 DIVULGAÇÃO_praga de gafanhotos em Taquari em frente Asilo Pella Betânia em 1911Há 108 anos

Na foto, moradores de Taquari debatem sobre formas de combater uma infestação de gafanhotos em frente ao prédio do Associação Beneficente Pella Bethânia. O fato ocorreu em 1911;
 
 
 
 

Tiro curto

• Em Taquari, o prefeito Emanuel Hassen Jesus (PT), o “Maneco” entrou na Justiça e conseguiu impedir por ora o aumento de 4,94% do salário dele, do vice, secretários, vereadores e demais Cargos Comissionados no município. O reajuste foi aprovado na câmara. Anualmente, o impacto seria de R$ 126,5 mil aos cofres públicos. O gestor pretende reposicionar o valor para o Hospital São José;
• Em Colinas, vereadores cobram informações e explicações sobre um auditório construído ao lado da EMEF Ipiranga, inaugurado em 2016, e que nunca foi devidamente ocupado ou utilizado;
• “É a maior feira gastronômica do Vale do Taquari”, palavras de Jonatan Brönstrup, prefeito de Teutônia e presidente da Amvat, sobre a Suinofest. Eu diria mais: é uma das maiores do Sul do Brasil;
• Durante a reunião da Amvat, nessa sexta-feira, quem chamou a atenção foi o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL). Ele falou sobre uma das demandas mais utilizadas pelos vereadores e prefeitos do Vale que viajam para Brasília: as emendas parlamentares. “É uma falha grave do nosso sistema. Nossa tarefa não é distribuir dinheiro, pois isso é função do Executivo. Nossa tarefa é legislar e fiscalizar. Emenda é uma vergonha. Só existe no Brasil.” A maioria dos 20 prefeitos que estavam presentes aplaudiram;
• O mesmo deputado atestou. “A reforma tributária vai sair ainda em 2019.”
 

Acompanhe
nossas
redes sociais