A mobilidade à espera da tecnologia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A mobilidade à espera da tecnologia

A câmara de vereadores de Lajeado realizou nova reunião na manhã de ontem. No encontro, outras 12 emendas foram apresentadas e agora o número de modificações chega a 38. Por um lado, demonstra que de fato o projeto original enviado em dezembro de 2018 pelo Executivo estava um tanto quanto incompleto. Por outro, demonstra que alguns parlamentares demoraram mais de meio ano para de fato prestar atenção – ou não – neste projeto crucial para a mobilidade urbana.
 
Entre as mudanças sugeridas há temas muito pertinentes. A idade da frota, o tempo de contrato, possíveis outorgas e apólices de seguros são fatos importantes lembrados pelos leitores e devem ser analisados com rigor. Mas tempo para isso não faltou. Por outro lado, há cobranças por detalhes fúteis. No linguajar popular, é “picuinha”. E há também cobranças por alternativas para lá de ultrapassadas. Como a exigência por cobradores.
 
O mundo moderno já retirou do mercado o cobrador de ônibus. É assim mundo afora. E é assim que deve ser em Lajeado. A bilhetagem eletrônica e a tecnologia pedem passagem faz anos. Modelos modernos de cobrança já fazem parte do dia a dia dos passageiros em grandes, médias e pequenas cidades desenvolvidas. Nosso modelo não pode continuar arcaico e, principalmente, encarecido em função da figura do cobrador.
 
Cartões magnéticos com preços unitários, diários, semanais ou mensais e diversos pontos de venda ou para recarregar os bilhetes são modelos utilizados faz anos em países mais desenvolvidos. Além de financeiramente mais viável, é uma questão cultural, também. E precisamos dar início a este novo modelo de cobrança, este novo costume. Sob o risco de ficarmos eternamente presos ao passado. E o pior, fazendo a parcela mais carente da população pagar mais por este interminável atraso.
 

Suinofest abre as portas

Inicia hoje mais uma edição da Suinofest, em Encantado. O evento ocorre no Parque João Batista Marchese e prossegue nos dias oito, nove, 14, 15 e 16 de junho. A festa gastronômica e cultural é realizada pela ACI-E, Executivo municipal e Câmara de Vereadores. Durante os seis dias os visitantes participam de seminários diversos. Nesta sexta-feira, o debate será sobre as projeções e o futuro da suinocultura, e as tendências na cadeia produtiva de suínos. Em 2018, por exemplo, o Vale do Taquari foi responsável por 18,5% de um total de 9.246.224 suínos abatidos no Estado. Hoje, estima-se que são 2,5 mil produtores só na nossa região.
 

Bom exemplo em Teutônia

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Teutônia inova com o Grupo Horta, composto hoje por 17 homens e uma mulher. O objetivo é assegurar o convívio grupal, comunitário e social. Além do cultivo da horta, são abordados temas transversais, como questões de direitos, saúde do homem, violência doméstica, alcoolismo, alimentação saudável, meio ambiente, organização de uma composteira, separação correta do lixo, cuidado com o armazenamento correto dos alimentos, pátio limpo, dengue, entre outros. É uma forma digna e diferenciada de tratar essas pessoas que convivem com diversas vulnerabilidades.
 

Vereador volta a Brasília

Vereador de Estrela, João Braun (PP) está novamente em Brasília. Na pauta, além de solicitar emendas, pedidos ao deputado federal Jenônimo Goergen (PP) para revisão de normas referentes aos estoques das farmácias de manipulação – são mais de 600 só no RS –, e também no modelo gaúcho de fiscal para energia elétrica sustentável, cujos descontos são menores em relação ao resto do país.
 

Audiência na Anatel

O presidente da Câmara de Encantado Luciano Moresco (PT) participou de audiência na sede da Anatel em Porto Alegre na manhã de ontem. Na pauta, novo pedido de socorro para as operadoras de internet e celular. Ele entregou uma pesquisa da ACI-E, que relatou problemas graves no interior e bairros. Conforme o resultado, 89,1% dos entrevistados se dizem insatisfeitos com os serviços prestados, e 84,4% insatisfeitos com sinal existente. Moresco foi recebido pelo gerente regional da agência, Rafael André Baldo de Lima.
 

Troca-troca

Até março de 2020 as negociações no quadro das siglas serão intensas. Algumas trocas estão avançadas. Em Lajeado, Ildo Salvi (REDE) e Nilson do Arte (PT) trocam afagos com o PP, assim como o suplente de vereador, Deja (MDB). Por outro lado, Neca Dalmoro (PDT) e Paulo Tóri (PPL) estariam se acertando com o MDB. A grande incógnita é Sérgio Kniphoff (PT). Ele sabe da alta rejeição ao PT e não quer ficar de fora da majoritária. O petista segue estudando propostas do PDT e MDB para tentar a prefeitura.
 

Tiro curto

• O Governo de Arroio do Meio investe R$ 245 mil em reformas no Parque Pérola do Vale. Entre as melhorias, playground, pistas de bicicleta e motoca infantil, bancos, pergolados, grama sintética, bocas de lobo, lixeiras, passarela na lagoa, iluminação, entre outros;
• Todos os hotéis de Encantado estão com lotação máxima para os dois finais de semana da Suinofest. Com isso, cidades vizinhas também são beneficiadas financeiramente com a feira. Entre essas, Estrela e Lajeado;
• É extremamente preocupante a situação do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) no Vale do Taquari. Além das salas fechadas em Lajeado e Estrela, médicos estão cancelando seus convênios;
• Dois importantes eventos ocorrem em Lajeado na próxima semana. Na segunda-feira, apresentação do Pacto pela Paz, no auditório do Sicredi Integração. Na terça-feira, workshop para alinhamento dos setores estratégicos do movimento Pro_Move;
• Direção do Corpo de Bombeiros Voluntários realiza encontro com vereadores de Colinas e Imigrante na próxima segunda-feira, às 19h, para prestação de contas. A corporação aguarda aprovação de dois projetos – um em cada câmara – para receber auxílio de R$ 4 mil mensais de cada município;
• Em Estrela, nos cinco primeiros meses de 2019 foram registrados 68 acidentes, com 24 vítimas. No mesmo período de 2018, foram 90 casos, com 34 vítimas e uma morte, ocorrida em fevereiro;
• Meus sentimentos à família de Lody Osvaldo Torico Caero. Ele foi uma das vítimas de um acidente registrado na madrugada de ontem, na BR-392, em São Sepé. Caero atuou por muitos anos nos hospitais de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio.

Acompanhe
nossas
redes sociais