Adesão ao Susaf abre novos mercados para agroindústrias

Arroio do Meio

Adesão ao Susaf abre novos mercados para agroindústrias

Avanço permite que empreendimentos locais auditados comercializem em todo RS

Adesão ao Susaf abre novos mercados para agroindústrias

O município recebeu equivalência do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Com essa certificação, agroindústrias e abatedouros locais auditados serão habilitados pelo Susaf e poderão vender seus produtos de origem animal para clientes de todo o Rio Grande do Sul.
 
Conforme o Executivo, a conquista resulta de trabalho iniciado em 2017 numa parceria entre administração municipal e empreendedores locais. O avanço foi anunciado pelo prefeito Klaus Schnack, em reunião nesta semana, com membros do governo, representantes da Emater, veterinários do Serviço de Inspeção Municipal e empreendedores.
 
Destaque para a presença de membros de estabelecimentos já auditados: Agroindústria Palmas/família Hentges (embutidos); Agroindústria Hammes (carne defumada, embutidos e banha); e Frigorífico Guilland (abate de animais e produção de embutidos).
 
No encontro, a equipe do SIM apresentou o relatório da auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento/Departamento de Defesa Agropecuária na última semana de maio, na Secretaria Municipal da Agricultura e empreendimentos citados, com o objetivo de certificar Arroio do Meio para comercializar seus produtos de origem animal para todo o estado.
 
De acordo com o relatório, serão providenciados ajustes pelas esferas pública e privada, no prazo de até três meses, para garantir os certificados. Passado esse período, ocorre nova auditoria, quando serão visitados os demais estabelecimentos, incluindo o Frigorífico Rahmeier, reinaugurado nesta semana, com uma estrutura ampliada e modernizada.
 
“É muito gratificante poder dizer que hoje Arroio do Meio tem Susaf. Temos que trabalhar sempre para melhorar e manter esse avanço”, ressaltou o secretário da Agricultura, Eloir Lohmann.
 
Ao fim da reunião, o chefe do Executivo agradeceu os esforços da equipe e investimentos dos empreendedores para viabilizar o avanço. “O Susaf é uma convicção da nossa gestão. Ele nos permite ampliar fronteiras para nossos empreendedores e se consolida como um investimento na sucessão familiar, com oportunidades concretas para nossos jovens urbanos e rurais”, comemorou.

Acompanhe
nossas
redes sociais