O município recebeu equivalência do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Com essa certificação, agroindústrias e abatedouros locais auditados serão habilitados pelo Susaf e poderão vender seus produtos de origem animal para clientes de todo o Rio Grande do Sul.
Conforme o Executivo, a conquista resulta de trabalho iniciado em 2017 numa parceria entre administração municipal e empreendedores locais. O avanço foi anunciado pelo prefeito Klaus Schnack, em reunião nesta semana, com membros do governo, representantes da Emater, veterinários do Serviço de Inspeção Municipal e empreendedores.
Destaque para a presença de membros de estabelecimentos já auditados: Agroindústria Palmas/família Hentges (embutidos); Agroindústria Hammes (carne defumada, embutidos e banha); e Frigorífico Guilland (abate de animais e produção de embutidos).
No encontro, a equipe do SIM apresentou o relatório da auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento/Departamento de Defesa Agropecuária na última semana de maio, na Secretaria Municipal da Agricultura e empreendimentos citados, com o objetivo de certificar Arroio do Meio para comercializar seus produtos de origem animal para todo o estado.
De acordo com o relatório, serão providenciados ajustes pelas esferas pública e privada, no prazo de até três meses, para garantir os certificados. Passado esse período, ocorre nova auditoria, quando serão visitados os demais estabelecimentos, incluindo o Frigorífico Rahmeier, reinaugurado nesta semana, com uma estrutura ampliada e modernizada.
“É muito gratificante poder dizer que hoje Arroio do Meio tem Susaf. Temos que trabalhar sempre para melhorar e manter esse avanço”, ressaltou o secretário da Agricultura, Eloir Lohmann.
Ao fim da reunião, o chefe do Executivo agradeceu os esforços da equipe e investimentos dos empreendedores para viabilizar o avanço. “O Susaf é uma convicção da nossa gestão. Ele nos permite ampliar fronteiras para nossos empreendedores e se consolida como um investimento na sucessão familiar, com oportunidades concretas para nossos jovens urbanos e rurais”, comemorou.
Arroio do Meio
Adesão ao Susaf abre novos mercados para agroindústrias
Avanço permite que empreendimentos locais auditados comercializem em todo RS
