O Honda HR-V chega ao mercado com renovação visual. O crossover da marca japonesa é o produto mais vendido da empresa e já emplacou mais de 186 mil unidades desde 2015, quando surgiu no Brasil com grande expectativa, logo assumindo a posição de liderança no segmento de utilitários esportivos.
O SUV ganha não só retoques no visual, mas também alterações mecânicas e de tecnologia para tornar-se mais confortável e conectado. Agora se resume a três opções e aposenta definitivamente o câmbio manual, mantendo apenas o CVT. Gerente de vendas da concessionária Scapini Motors Honda, Dalnei Lenz destaca o design, amplo espaço interno, baixo consumo de combustível e o conforto do HR-V. “É um carro que alia qualidade, durabilidade e confiabilidade”, salienta.
Segundo o gerente, o SUV não tem um público-alvo específico, pois pode ser considerado tanto um carro para a família, quanto para pessoas com perfil jovem. “Hoje o HR-V tem praticamente 50% da procura dos modelos da montadora. É um veículo de muita versatilidade”, complementa o gerente.
Design e tecnologia
A transmissão recebeu um ajuste para ficar mais linear e oferecer maior conforto durante a condução. Ainda seguindo pela parte não vista das mudanças, a suspensão possui amortecedores recalibrados para melhor absorção de impactos, bem como novos revestimentos acústicos na parede de fogo, assoalho e portas para redução do nível de ruído interno.
Por fora, o HR-V adota faróis duplos com projetor destacado e luzes diurnas em LED, além de grade frontal mais larga e cromada, assim como para-choque revisado. As novas rodas de liga leve aro 17 polegadas são o destaque no visual, chamando atenção pela grande área em preto brilhante.
Na traseira, as lanternas em LED com visual escurecido também dão um charme a mais ao crossover. Por dentro, ganhou acabamento em preto brilhante sobre o console central, que é uma característica interessante do modelo, enquanto os bancos receberam revestimentos atualizados em tecido e couro.
Além disso, os bancos dianteiros receberam modificação estrutural, tendo agora mais preenchimento nas laterais e assento levemente elevado para melhor apoio das pernas. Enquanto que a multimídia foi revisada com os sistemas Android Auto e Car Play, bem como navegador GPS. O cluster agora tem aros dos instrumentos personalizáveis com sete cores.
Impressões ao dirigir
Ao dirigir, o Honda HR-V apresenta uma boa comodidade ao motorista, com assentos bem elevados , o que garante mais conforto. A suspensão é suave e filtra bem as irregularidades do solo, garantindo o conforto tanto do motorista quanto do passageiro. No rodar, o HR-V também ficou mais silencioso por causa dos novos preenchimentos com material absorvente de ruído.
O motor 1.8 i-VTEC FlexOne tem 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol e entrega bem o que o modelo propõe. A direção é firme e precisa, assim como o câmbio CVT, que tem uma boa simulação de marchas. Os freios são bons, assim como a estabilidade. O espaço é um dos atributos do HR-V, assim como o porta-malas com 437 litros de capacidade, um dos maiores da categoria. O novo console deu ao crossover um ar mais vistoso, tornando o painel um conjunto agradável aos olhos.