Vacinação alcança 84% do público-alvo nas cidades do Vale

CONTRA A GRIPE

Vacinação alcança 84% do público-alvo nas cidades do Vale

Voltada inicialmente aos grupos prioritários, imunização contra o vírus passou a ser oferecida a toda a população desde ontem

Vacinação alcança 84% do público-alvo nas cidades do Vale

Antes restrita aos grupos prioritários, a campanha de vacinação contra a gripe foi aberta ontem para a população em geral, conforme determinação do Ministério da Saúde. E a correria para garantir as doses resultou em uma grande procura nas unidades básicas de saúde do Vale do Taquari, inclusive com filas do lado de fora dos postos.
 
Em Lajeado, a procura foi tão grande que, à tarde, havia doses disponíveis apenas nas unidades básicas do Centro e dos bairros Campestre e Conservas. Dos grupos prioritários no município, somente grávidas e puérperas não atingiram a meta de 90% da vacinação.
 
“Estamos com uma cobertura geral de 92,52%, mas ficamos abaixo neste grupo. Por isso, fizemos um chamamento ao longo do dia”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi. Ela estima que mais de mil pessoas se imunizaram durante a manhã e tarde de ontem.
 
Segundo Juliana, não há previsão do Estado liberar mais doses da vacina para os municípios, mas se isso ocorrer, elas devem ser oferecidas somente na unidade central.
 

Estrela ainda não atingiu meta em dois grupos

A movimentação foi grande também em Estrela. Nas primeiras horas da manhã, mais de 600 pessoas aproveitaram para se imunizar e a tendência era de que o estoque acabasse ainda ontem ou, no máximo, hoje pela manhã.
 
O estoque acabou rapidamente nas unidades menores e a concentração de pessoas foi maior principalmente na UBS Central. Lá, filas se formaram em determinados momentos do dia. No município, a cobertura não atingiu a meta entre as crianças (73%) e gestantes (77%), segundo o último levantamento.
84,9 mil doses aplicadas na região
 
Até o final da manhã de ontem, quando havia sido divulgado o último relatório atualizado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, 84.975 pessoas foram vacinadas no Vale desde o começo da campanha. O percentual representa 84% do público-alvo.
 
“Nossa meta é vacinar 101.676 pessoas. Estamos bem acima da média do Estado e de outras regiões. Mas a ideia é chegar aos 90% até o fim da semana”, explica o coordenador interino da 16ª CRS, Sérgio Schmidt.
Dos 37 municípios da área de cobertura da 16ª CRS, somente 12 municípios atingiram a meta de vacinar 90% das crianças e comorbidades. Já entre as gestantes, 16 cidades alcançaram o objetivo inicial da campanha. Imigrante, com 54% da população imunizada, tem o menor percentual de todo o Vale.
 
Durante a campanha, iniciada em abril, o RS teve mais de 3 milhões de pessoas vacinadas, o que representa 80% de cobertura dos grupos prioritários. Entre os públicos-alvo, idosos, professores e puérperas foram os únicos a superaram a meta de 90%. Por isso, há uma recomendação para que as secretarias municipais de Saúde reservem doses suficientes para que os grupos das crianças, gestantes e pessoas com comorbidades atinjam 90% de cobertura.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais