Governo vai multar proprietários que não roçarem terrenos

Estrela

Governo vai multar proprietários que não roçarem terrenos

Em maio, Executivo notificou donos de 41 áreas tomadas pelo mato. Quem não providenciar o serviço será multado

Governo vai multar proprietários que não roçarem terrenos

Desde o início do ano, o governo vistoriou 230 terrenos baldios no município. Destes, 83 estavam tomados pelo mato. Os proprietários foram intimados, por meio de edital, a providenciarem a roçada.
 
No primeiro momento, a administração pública buscou contato com os proprietários, para solicitar a realização do serviço. Nesta etapa, foi concedido um prazo de 7 a 10 dias. Os proprietários que não providenciaram o serviço neste período foram notificados formalmente, via edital, a providenciar a roçada em até 15 dias.
 
Caso não regularize a situação dentro do prazo, o município executa o serviço e cobra a fatura. O proprietário é multado em R$ 90 mais R$ 1,00 por m² da área.
 

Oito proprietários multados

O mutirão, realizado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), atua nos terrenos que foram notificados no primeiro trimestre deste ano e cujos proprietários não efetuaram a limpeza. Naquela oportunidade foram notificados 42 lotes. Em oito deles o município vai fazer o serviço. A maior parte dos terrenos sem roçada ficava no bairro Pinheiros.
 
No último dia 9 de maio foi publicado novo edital, intimando outros 41 proprietários de terrenos em diversas áreas do município. As vistorias ainda estão em andamento. Até a semana passada, 17 destes terrenos foram roçados pelos próprios proprietários e outros três tiveram o serviço iniciado, mas interrompido em função do tempo chuvoso. De acordo com a Seplade, o restante será roçado pelo município assim que o tempo estabilizar.
 
Denúncias podem ser encaminhadas ao governo municipal pelo e-mail fiscalizaseplade@estrela.rs.gov.br. A maior dificuldade do setor de fiscalização são os cadastros desatualizados, que dificultam a localização dos proprietários.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais