Câmara atrasa Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Câmara atrasa Lajeado

A votação para aprovar a instalação dos chamados parklets em Lajeado surpreendeu. Negativamente, claro. Carlos Ranzi (MDB), Ederson Spohr (MDB), Marcos Schefer (MDB), Neca Dalmoro (PDT), Paulo Tori (PPL), Waldir Blau (MDB), Sérgio Kniphoff (PT) e Sérgio Rambo (PT) votaram contra a matéria. Afora a rancorosa politicagem, é muito difícil encontrar qualquer razão para tal.
Mundo afora, cidades desenvolvidas estão utilizando cada vez mais este mecanismo que serve, essencialmente, para gerar maior igualdade do uso do solo e humanizar ainda mais os ambientes urbanos. Em tese, os parklets são “mini praças” que ocupam espaço de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. É uma extensão da calçada.

IMG_3840

(SEM LEGENDA)


O inovador modelo de espaço público para lazer, negócios e convivência surgiu em 2005, em São Francisco, nos EUA. Aqui no Brasil, esse conceito foi aplicado pela primeira vez em 2013. Hoje, cresce de forma acelerada e já é visto em cidades gaúchas como Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria. Possuem bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos de conforto.
Além do conforto, servem para incrementar negócios, gerando mais renda e empregos para a nossa cidade. Pesquisa recente realizada em Nova Iorque atestou que a instalação do modelo em frente a comércios gerou um aumento de quase 15% na lucratividade destes. Os parklets dão vida à cidade. E quem vota contra esse inovador modelo age de forma retrógrada. Pior para a sociedade!

Acúmulo de cargos?

A promotora de Justiça de Arroio do Meio, Carla Pereira Rêgo Flôres Soares, instaurou inquérito civil para “investigar possível irregularidade na acumulação de cargos” por parte de uma advogada do setor público, “a qual ocupa cargos jurídicos nos Municípios de Travesseiro e Estrela”. Segundo fontes, este não seria o único suposto caso verificado na nossa região.

Natanael dos Santos assume o PP

Em Lajeado, o atual procurador jurídico da prefeitura, o advogado Natanael dos Santos, é o novo presidente do PP local, principal sigla lajeadense nas últimas décadas em termos de filiados e protagonismo. Houve consenso na nomeação de Santos.
Mas, segundo correligionários do partido, ele venceu uma disputa interna com o vereador e ex-secretário de Obras, Mozart Lopes. Até o início do mês, o parlamentar era o favorito para a função.

RGE no Vale

A movimentação política contra o serviço prestado pela concessionária RGE no setor elétrico do Vale do Taquari ganha forte apoio jurídico. O promotor de Justiça da Comarca de Encantado, André Prediger, instaurou inquérito civil para investigar problemas no fornecimento de energia e demora no restabelecimento do serviço. Antes disso, Amvat, Codevat e diversas prefeituras da região já encaminharam, com razão, denúncias ao Procon.

Salários em Estrela

Eleitores de Estrela enviam mensagens para este colunista. Estão ansiosos pelos projetos de mudanças nos salários dos vereadores, que só podem ser protocolados em 2020. Isso porque, em 2016, um Termo de Compromisso foi assinado por alguns candidatos ao Legislativo estrelense. No documento, reiteravam: “Somos a favor da redução dos subsídios e nos comprometemos a apoiar projeto de lei neste sentido”. Entre os assinantes, João Braun (PP), Norberto Fell (CIDADANIA), Márcio Mallmann (PP),   Débora Martins (MDB) e Volnei Zancanaro (PR).
[bloco 1]

Acompanhe
nossas
redes sociais