Linha Harmonia, em Teutônia, recebe neste fim de semana centenas de atletas para a disputa de uma Etapa do Askavata Teutônia Pro 2019. Pilotos de diversas nacionalidades descerão a ladeira em altas velocidades, ultrapassando fácil a casa dos 100km/h.
A adrenalina é a marca forte do evento, afinal, “é onde o filho chora e a mãe não vê”, como definem os próprios competidores ao descer a estrada da Linha Harmonia, uma das ladeiras mais rápidas do mundo. Considerada monstruosa, rápida e, até, insana, com asfalto perigoso, cada descida promete um espetáculo à parte. Cada bateria terá dois atletas descendo ao mesmo tempo.
“É algo único estar aqui. Esta ladeira é mais que especial, mexe com a nossa adrenalina, com as nossas emoções. Ela é monstruosa, nos coloca entre a vida e a morte. Teutônia é Teutônia, com uma hospitalidade maravilhosa”, enaltece Daan Rous, o “Daan Gerous” que veio de Doetiwchem, Holanda, e se prepara para enfrentar a descida da Linha Harmonia pela segunda vez pela categoria Luge.
Da mesma forma, Thiago Lessa, de Belo Horizonte, está com a “adrenalina a mil” para descer a ladeira na categoria Open.
“Esse lugar é o que me fez começar a andar de skate. Em 2010 estive aqui para assistir e fiquei impressionado, pois vi que dava para descer a ladeira de forma segura. Fiquei feliz em poder voltar, desta vez mais preparado, para testar o meu melhor. A adrenalina está a mil”, frisa.
A competição iniciou nessa sexta-feira com os treinos livres. Neste sábado serão realizadas as tomadas de tempo. Já no domingo ocorre a competição, quando haverá cobrança de ingresso a R$ 2 ou um quilo de alimento não perecível, que serão arrecadados em prol do Hospital Ouro Branco. Durante os treinos livres, tomadas de tempo e as baterias da competição, o trânsito na estrada asfaltada da Linha Harmonia será bloqueado. O evento contará com a locução das baterias, praça de alimentação e show com a Banda Karna. Em caso de chuva, o evento ocorre normalmente, porém com pista diminuída.
A competição
O torneio é terá as seguintes categorias: Downhill Open, Downhill Feminino, Downhill Master 35+, Downhill Grand Master 40+, Luge, Inline, Dirt Surf e Sled, além do Amador 1 e 2. As categorias Amador, Master 35+, Grand Master 40+, Feminino, Luge e Sled serão seletivas para a final do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira dos Skatistas (CBSK). O evento também é válido para o ranking da Federação Gaúcha de Skate.
[bloco 1]
A estimativa é reunir em torno de 120 a 150 competidores, de mais de dez países. A presença do atual bicampeão Tiago Gomes Lessa já está confirmada. Outros nomes esperados são Douglas Dalua, Guto Negão, Bernardo Brambila, entre inúmeros outros.
“Evento está sendo muito comentado e badalado fora e dentro do país”, afirma o presidente da Askavata, Carlos Arend, mais conhecido como Dida.
[bloco 2]
Segundo Dida, a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior já realizados em Teutônia. “As pistas normalmente são em curva, com alta velocidade, o que exige a técnica do drift. Em Teutônia não temos muitas curvas, mas, a história e a velocidade que a lomba impõe são o chamariz para muitos participantes. É uma das lombas que mais impõe respeito, pois é dificuldade de nível 10. Então, descer a ladeira de Teutônia é superar todos os limites. É a adrenalina ao máximo, algo que se consegue só em Teutônia”, coloca.