O esporte como instrumento de desenvolvimento infantil. Essa é a ideia por trás do 1º Aberto Brasileiro Infantojuvenil de Tênis, que ocorre no Clube Tiro e Caça entre quinta-feira, 9, e domingo.
O evento que enche as quadras do CTC, teve alto número de inscritos, 120 jovens atletas, com idades entre 8 e 18 anos. Dentre esses prodígios do esporte, está Theodoro Mello, 13 anos. O menino que teve o primeiro contato com o esporte através da TV, criou paixão pelo tênis vendo grandes jogadores, como o espanhol Rafael Nadal.
A partir disso, iniciou no esporte. Primeiro jogava como brincadeira, mas com o tempo viu que levava jeito com a raquete. “Aos nove anos iniciei nos torneios, conforme vencia alguns jogos, vi que podia continuar e investir nisso”.
O menino acredita que está tendo um bom desenvolvimento nas quadras. Tem uma boa rotina de treinos, que realiza com os professores Eder e Edu, no CTC e na Soges. “Treino uma vez com o Edu, cerca de uma hora. Outra com o Eder, mais uma hora e meia. Ai no final de semana eu jogo contra outros adversários”.
Consciente, o jovem entende que o tênis contribui também para seu desenvolvimento fora das quadras, em questões como a humildade e lidar com a frustração. “Aprendo com os erros, para a partir dai crescer”.
Mesmo jogando semanalmente, Mello sabe que o que deve prevalecer é o espirito esportivo, mas é competitivo e não entra apenas para participar, quer sempre vencer. “Todo mundo entra pra ganhar, se eu perco eu fico bravo sim. Mas sei que preciso erguer a cabeça pois a vida segue. Não vai ser uma derrota que vai acabar comigo”.
Pensando no futuro, o jovem tenista não pretende buscar uma carreira profissional, mas vê no tênis uma atividade para manter ao longo da vida. “Pra mim é mais como um hobby, pretendo jogar aqui no clube e participar de torneios, mas sem ir para o âmbito profissional”.
Diretor vê sucesso em torneio
Diretor do departamento de tênis do Clube Tiro e Caça, Felipe Ely acredita que o torneio é um sucesso, principalmente pelo número de competidores. “Por ser o primeiro torneio, com mais de cem tenistas, de todo estado e até de fora, acredito que o saldo é muito positivo,” o sucesso é tanto, que o clube já tem a confirmação de uma segunda edição, a ocorrer em 2020. “Desde que assumimos nosso intuito foi o mesmo, fazer com que mais crianças pratiquem o tênis”. Em 2019, o clube terá ainda outros dois torneios de nível estadual exclusivamente para o público jovem.
Atualmente cerca de 50 crianças praticam o esporte no CTC. Ely acredita que o tênis trás benefícios a elas, como concentração, espírito de equipe e disciplina. “Vemos no esporte uma forma das crianças saírem de casa. Assim deixam a televisão e os celulares de lado, e ingressam nas quadras”.
CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br