Três cidades no Vale do Taquari estão mais abertas ao ciclo de transformação que o mundo tecnológico e digital impõe. Lajeado, por meio da CERTI de Santa Catarina avança na inovação para reter talentos, gerar renda e maior qualidade de vida. Esta semana realizou encontro com a fundação para mostrar o plano à sociedade. Em Teutônia, empresários, gestores públicos e educacionais iniciam movimento semelhante, no mês em que completa 38 anos. Santa Clara do Sul de apenas sete mil habitantes não quer ficar para trás. Um ciclo de reuniões, palestras e discussões sobre a transformação digital vira realidade local.
Com base no título desta reflexão, me permito afirmar que o modelo mental difundido durante décadas, precisa mudar. Antes, os jovens queriam ser funcionários públicos. Hoje, em cidades empreendedoras, o sonho dos jovens é criar uma startap. Isso foi dito pela CERTI, nesta semana. Florianópolis virou referência e atrai não apenas por conta das belas praias, mas pelo ecossistema vertiginoso, onde a criatividade e as soluções florescem como nunca.
Lajeado puxou a frente. Teutônia vem atrás e assim Santa Clara do Sul e demais cidades do Vale do Taquari tendem a se inspirar em um modelo regional. Este ecoará para transformar a região em um ecossistema inovador ao varejo, alimentos, saúde e educação, ou de outras áreas que julgarmos estratégicas.
Havan mais perto
Confirmada a instalação de uma loja da Havan em Lajeado. Se tudo ocorrer conforme tratado, será nas imediações da entrada da cidade, defronte à Vidraçaria Lajeadense, conforme a coluna já havia adiantado no início do ano. Se este acerto falhar, não se descarta a instalação no outro lado da BR, na área pertencente à Conpasul. Estátua de frente para o Rio.
Languiru no Shopping
Faz mais de trinta dias que a Languiru estuda instalação de um supermercado no Shopping Lajeado. As negociações adiantadas envolvem alunas condições básicas que serão exigidas pelo novo inquilino para efetivar o negócio. Se confirmado, o Shopping ocupará um espaço ocioso desde a saída do Rissul.
Dia decisivo para Lajeado
No próximo dia 11 de junho, Lajeado terá de apresentar as quatro áreas prioritárias que deseja desenvolver por meio do Pro_Move. A CERTI, fundação contratada para coordenar o processo de implementação do ecossistema de inovação quer saber quais são elas. Nesta semana, o empresário Rogério Wink insistiu no setor do varejo. Entende que a realidade lajeadense não pode ser comparada com a de Florianópolis, onde os atrativos naturais são maiores. “Precisamos pensar em provocar e criar startaps para as soluções locais. Imagina quantas empresas de comércio e serviços poderiam ser atendidas”, sustenta.
Concordo com Wink. A principal matriz econômica está sustentada nestes dois setores. Alimentos, saúde, educação ou outros podem figurar entre as quatro, mas o varejo “grita” por soluções customizadas, sem serem apenas aquelas usadas em grande escala por grandes magazines. Criar soluções para os pequenos e, a partir da inovação, agregar valor e enriquecer nosso arranjo produtivo, é uma baita sacada. Afinal, nem todos os empreendedores locais querem ser a Amazon, o Google ou outras gigantes.
Teutônia se articula
Ontem, sexta-feira, eu e o jornalista Thiago Maurique mediamos uma conversa com os ex-presidentes da CIC Teutônia e o prefeito, Jonatan Brönstrup. O debate estará na revista Pensar Teutônia que A Hora publica no dia 24 de maio. Ela virá embasada por uma pesquisa acerca do que pensam os teutonienses sobre empreendedorismo e inovação, bem como trará as prioridades segundo a população.
Assim como em Lajeado, a iniciativa é apartidária. Não pode tendenciar nem privilegiar grupos políticos ou econômicas, e sim, envolver cidadãos dispostos a criar um Movimento por Teutônia, indiferente de credos, siglas ou algo do gênero.
Pequeno apenas no tamanho
O município de Santa Clara do Sul pode ser pequeno em área geográfica e populacional, mas não de pensamento. Esta semana, empresários e o poder público discutiram a transformação digital em mais um café com cerca de 60 convidados. A cidade deseja ser reconhecida pela produção de alimentos orgânicos e flores, e sabe que o futuro não depende da sorte, nem do acaso.
O principal entusiasta é o poder público que, por meio de palestras, reuniões e treinamentos busca emplacar um novo modelo mental.
Donos de lojas de comércio e serviços estão ainda um tanto confusos. Mas sabem que soluções simples, mais inteligentes e planejadas podem fazer a diferença. “Consumimos diariamente 21 mil refeições em nossa cidade. Isso não é pouco”, despertou o prefeito durante as provocações lançadas no encontro.
Nova farda
O Partido da República (PR) agora é PL – Partido Liberal. A mudança de nome foi aprovada esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Este é um partido ao qual pode rumar o atual vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebler.
Bacci no PTB
Na próxima quinta-feira, dia 16, o ex-deputado e atual diretor do Detran, Enio Bacci assina filiação no PTB, em evento que ocorrerá em Estrela. A propósito, o encontro em terra estrelense objetiva fortalecer o secretário Elmar Schneider como candidato a prefeito em 2020.
Schneidinha fica
Há rumores de que Schneider assumiria cargo no governo do Estado. A troca seria uma manobra de situacionistas para tê-lo fora do governo estrelense e assim liberar caminho para outro candidato em 2020. O próprio Schneider ratifica: “não sairei de Estrela, e não abro mão da candidatura no ano que vem”.
Partido de Bolsonaro
Quem também finca bandeira eleitoral em Estrela é o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Eduardo Vagner é presidente e articulador do partido que se reunirá na próxima quinta-feira, no Salão Dois Irmãos. Vagner anuncia a participação de 110 líderes locais.
Correção
Partido pelo qual o advogado Daniel Fontana pode ser candidato a prefeito em Lajeado é o PSB, de Beto Albuquerque, e não PSL, conforme erroneamente publicado na coluna anterior.