A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana o projeto de Lei que reconhece Encantado como “Polo Estadual do Cosmético”. Proposta pelo deputado Edson Brum (MDB), a iniciativa foi motivada pelo destaque do município no mercado de cosméticos, representando atualmente quase 10% do total das empresas gaúchas do setor.
“Além de ampliarem o mercado de trabalho, contribuem com a geração de receita e tributos na economia local e regional”, ressalta Edson Brum. Conforme o parlamentar, esse ramo de negócios está muito presente nas grifes de beleza, tanto de mulheres quanto de homens.
Em meio à crise nacional que atinge a quase todos os setores da economia, as empresas de cosméticos de Encantado, argumenta Brum, ampliaram os seus investimentos na produção e na comercialização de produtos, que atendem ao consumo local, estadual, nacional e internacional.
Ainda, segundo a justificativa do projeto, a cidade destaca-se no mundo dos cosméticos competindo com grandes empresas de renome nacional. “Os produtos fabricados em Encantado atendem a todos os requisitos de qualidade, sócio e ambientalmente corretos, não sendo testados em animais, objetivando atender as necessidades de saúde e bem estar das pessoas”, complementa o deputado.
“Ao declarar o município de Encantado como Polo Gaúcho do Cosmético através de lei estadual, estaremos promovendo a economia local e regional, reconhecendo a importância destas atividades para todo o povo do nosso Estado”, enfatiza Brum.
Referência
A presidente da Associação Industrial e Comercial de Encantado, Renata Galiotto, comemora o reconhecimento da pujança do setor, que se destaca no cenário estadual e nacional. Para ela, o título ajuda a consolidar a identidade do município, como referência no segmento.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos. Parabenizamos todas essas pessoas e empresas que promovem o nome da cidade. Isso é resultado de um trabalho árduo, feito por muitas mãos”, salienta.
17 empresas
De acordo com informações da administração municipal, levantadas ainda no ano de 2017, são 17 empresas de cosméticos instaladas em Encantado. Ao todo, empregam cerca mais de 350 pessoas. O valor adicionado gerado pelo segmento no município é de quase R$ 80 milhões, o que representa 14 % do total do valor adicionado dos estabelecimentos de todos os setores.
ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br