Morador de Pouso Novo, Leonardo Casaril, 25, usa lápis e papel para passar o tempo. Agricultor, tem como sonho ser professor de desenho
Como começou a paixão por desenhos?
Sempre gostei de desenhar. Desde os 7 anos de idade, o desenho sempre esteve em minha vida. Ele é uma terapia. Na infância era meu passatempo predileto, tanto em casa quanto na escola.
Você fez algum curso ou foi somente aperfeiçoando com o tempo?
Nos primeiros traços, fazia inspirado em personagens de desenhos animados porque fazia somente com linhas, sem luz e sombra, para dar um aspecto mais bonito. Fiquei por um bom tempo fazendo trabalhos mais discretos. Em 2015, um desenho em uma rede social me chamou a atenção por ser realista. Aquilo motivou a tentar evoluir e me senti desafiado a melhorar. Pesquisei um curso, porém tinha que ser em DVD, pois não tenho acesso à internet em casa. Consegui então um curso de 8 horas e isso abriu minha mente. Consegui aprender a tirar o traço, que era a minha maior dificuldade. Foi com isso que aprendi todas as técnicas para fazer desenhos voltado ao realismo. Em dois anos de treino e muita dedicação, transformei meus desenhos, que antes eram linhas, em desenhos realistas. Estou muito feliz por alcançar o objetivo de ver uma foto e transmitir todos os detalhes para o papel. Sem o curso acredito que nunca chegaria a fazer esses desenhos realistas.
Quais os tipos de desenho que você faz? Por que essa escolha?
Faço desenhos voltado ao realismo, ou seja, pegar uma foto e passar todos os detalhes para o papel somente com lápis, combinando luz e sombra, fazendo olhos, nariz e boca com o máximo de detalhes possível para ficar mais parecido com a referência. Gosto de lápis, pois o preto e branco me encanta, fazer todo o trabalho com lápis é maravilhoso.
Você vive da arte de desenhar ou é apenas um trabalho paralelo?
Eu desenho pelo simples prazer de desenhar. É algo que pra me faz bem, tento desenhar pelo menos uma hora por dia. Se ficar cinco dias sem desenhar sinto falta. Desenhar é um sentimento de satisfação, me faz bem. Gostaria de viver disso, mas é uma área sem muitas oportunidades profissionais. Meu sonho é ser professor de desenho.
Tem algum desenho que queres fazer?
Quero muito desenhar meus pais. Retribuir para eles todo o carinho e o incentivo que me dão. Será uma bela homenagem.
Qual foi o desenho mais complicado que você já fez?
Foi o desenho de Chester Bennington, da Banda Linkin Park. Demorei 50 horas para fazer esse desenho. Um desenho assim tem muitos detalhes que precisam ser elaborados com paciência e cuidado. Esse desenho foi feito pelo meu professor do curso. Pedi autorização para ele e fiz para aprimorar as técnicas, entender melhor a construção do desenho.
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br