Dois eventos semelhantes ocorrem neste fim de semana no Vale do Taquari. Juntos, Circuito dos Vales, em Lajeado, e o Circuito Trilhas e Montanhas, em Arroio do Meio, devem reunir quase 2 mil pessoas com um só objetivo: praticar exercício.
“A corrida me proporcionou uma melhor qualidade de vida em vários aspectos, além do principal incentivo: minha saúde física; passei a obter melhores resultados na vida pessoal, mental, social e profissional”, relata o professor de educação física Juliano Martins Santiago, um dos integrantes da equipe Santiago Running, de Bom Retiro do Sul.
Ele começou a correr em 2015, incentivado pelo irmão Henrique. “Naquela época estava acima do peso e com diagnóstico de hipertensão arterial.”
Em 2018, junto com alguns amigos criaram a equipe de corrida para homenagear o irmão Henrique, vítima de um acidente de trânsito. “Criamos a equipe para quê, o que o Henrique fez à mim eu pudesse retribuir para outras pessoas, e com isso ninguém esquecer de quem foi meu irmão.”
Com quase 250 integrantes, o Santiago Running virá a Lajeado, neste domingo, com 110 pessoas. Na etapa passada, em Bom Retiro do Sul, a equipe conquistou 38 pódios. “A nossa equipe sempre busca o coletivo e consequentemente isso leva as conquistas pessoais. Se buscarmos o fator individual em primeiro lugar nunca conseguiremos resultados coletivos.”
Sobre a prova, Santiago destaca que a expectativa é excelente. “O Circuito dos Vales tem sido um dos objetos principais da equipe e tem se organizado fazendo jus ao nome que leva.”
Circuito dos Vales
Além dos 110 integrantes do Santiago Running, outras 600 pessoas participam da segunda etapa do Circuito dos Vales/Imec/Betiolo, nesto domingo, em Lajeado, a partir das 9h. A largada e a chegada das provas de corrida 3, 5 e 10 quilômetros, caminhada e kangoo jump será na Concessionária Betiolo, no Bairro Alto do Parque.
Conforme um dos organizadores, Guilherme Marder, a adesão a prova comprova o sucesso do evento. “Praticamente dobrou os participantes, isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo um bom trabalho, dando um serviço de excelência para todos os atletas.”
A atividade é uma parceria entre administração municipal, Bioteam Academia, Imec, Betiolo Jepp, Fruki e A Hora. Vários voluntários trabalharão no fechamento de ruas, entrega de camisetas e água.
Após a prova deste domingo, o Circuito dos Vales ainda contará com mais quatro etapas: Teutônia, Estrela, Venâncio Aires e Arroio do Meio.
O kit atleta composto por camiseta, número de peito, chip descartável e medalha de participação será disponibilizado no sábado, das 11h às 16h, no Imec, do Bairro Montanha, em Lajeado, e das 7h30min às 8h30min, no local da prova.
Circuito Trilhas e Montanhas
Cerca de 850 pessoas estão inscritas na 3ª Etapa do Circuito de Trilhas e Montanhas, denominada de Trilhas do Gaúcho, que será realizada neste sábado, em Arroio do Meio. A competição terá distâncias de 5 km, 15km, 25km e 54km. O evento é uma realização da L&E Eventos Ltda, com apoio do grupo de corrida Brutus do Gaúcho e governo de Arroio do Meio.
Estão confirmadas as presenças de corredores de outros estados e países. Os roteiros foram desenvolvidos pela associação com apoio de voluntários.
A concentração ocorre no Sport Clube União de Arroio Grande, com recepção e retirada dos kits a partir das 6h. No local, também haverá refeições – almoço, janta e lanches. A largada da categoria 54 km ocorre às 7h. A de 25km às 12h. E a de 15km e 5km às 13h30min. Ao longo do percurso haverá postos de hidratação com água.
O evento contará com suporte de emergência e urgência, sendo uma UTI móvel e três unidades de Intervenção rápida, com apoio de seis profissionais da área médica e enfermagem. Haverá sanitários e guarda-volumes.
Para Luis Leandro Grassel, um dos organizadores do evento, o aumento no número de participantes é de que as pessoas estão procurando esportes em meio a natureza para se divertir e tirar o stress da rotina diária. “As pessoas estão distantes da natureza e encontram nas corridas de trilhas uma maneira de voltar a ela e se sentir mais aliviado. Quem começa a correr, não para mais.”
Grassel conta que a prova de Arroio do Meio é a mais difícil de todas as oito etapas do circuito, em virtude dos morros. Outro destaque é a distância de 54km e altimetria de 3,1 mil metros. “É um percurso muito desafiador e pegado.” Guilherme Pretto, de Arroio do Meio, será um dos corredores do evento. Para ele a corrida é muito especial. “A expectativa é de um evento que traga muita diversão, companheirismo e aventura aos participantes, acompanhantes e comunidade em geral, sempre respeitando a natureza.”
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br