O designer Lajeadense Gustavo Hausmann, 28, é movido a música. Guitarrista e backing vocal da banda Mr. Klank, concilia o trabalho de produtor de vídeos com os ensaios e os shows da banda
Como surgiu tua relação com a música?
Não sei bem certo, mas tenho lembrança de muito pequeno, 4 ou 5 anos de idade, com o meu primeiro gradiente e aquelas guitarras infantis e fazendo shows na garagem de casa. Acho também que tem um pouco de influência da minha avó, Lourdes, que sempre escutava rádio fazendo almoço.
Por que a guitarra? O que esse instrumento tem de diferente dos outros?
A guitarra é muito parecida com o violão. Você consegue fazer som sem estar plugado. Mesmo que baixinho, consegue fazer um som legal. Além disso, ela é mais barata que bateria e percussão. Com um valor baixo, tu pode comprar uma guitarra e começar a tocar ela. A guitarra é um instrumento versátil, você pode fazer um som limpo e calmo, até um rock mais pesado com distorções e efeitos.
Viver da arte é um desafio. Acredita que dá pra viver de música?
É um desafio sim, mas temos vários exemplos regionais, estaduais, que tiveram sucesso com isso. Sucesso que eu digo é em viver da música, não em ser famoso, pois não é fácil.
Hoje em dia nós temos uma cultura do gosto, da qual são apresentados artistas e estilos com maior apelo comercial. Como fazer para superar essa tendência?
A palavra é faça. Independente de como for onde for, faça música. Grave com celular coloque na internet, mas faça. Acredito que haja espaço pra todo mundo, se a pessoa fizer um trabalho legal, terá seu espaço. Mas independente disso, sempre digo para as pessoas fazerem, não deixar suas músicas guardadas. Fazer música é um dom, não devemos desperdiçar. É difícil competir com a indústria musical do centro do país, mas sempre há um ou outro que ganha visibilidade, pois fez um trabalho bacana e “viralizou”. Isso vai de encontro ao “faça”, independente dos outros. Faça por você, pelo que você acredita.
A música interfere no seu modo de ver a vida?
Muito, sou muito musical. Os momentos e épocas importantes da minha vida eu tenho “linkado” com alguma música. Assim quando ela toca vem a lembrança do momento ou época. Sem contar que há muitas músicas que te fazem pensar sobre tudo, amor, raiva, política, cidadania, etc. Sempre se aprende alguma coisa quando se conhece uma música nova ou um artista novo. Vale a pena colocar o player de música no aleatório e ser surpreendido!
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br