Chegando à décima geração, o Honda Civic incorpora um visual mais agressivo, interior ampliado e um equilíbrio dinâmico superior. O tradicional sedã da marca japonesa aposta na nova geração para voltar a liderar as vendas no setor sedãs médios.
O Honda Civic 2019 ganhou novas dimensões, 4,63 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,43 metros de altura e 2,70 metros de entre-eixos, entregando de 519 a 525 litros no porta-malas, bem como 56 litros no tanque.
Feito sobre uma plataforma com uso de aços de alta resistência, mais leve e rígida, o sedã médio da Honda mantém o bom conjunto de suspensão multilink atrás.
Com estilo bem marcante e altamente esportivo, o Honda Civic 2019 pode vir com faróis full LED com LED diurnos e repetidores em LED, bem como grade cromada e faróis de neblina. A carroceria com perfil esguio tem um para-brisa mais vertical que a geração anterior, mas o teto mais curvado desce suavemente até o porta-malas.
As lanternas traseiras em LED com formato de bumerangue são bem envolventes e integradas à tampa do porta-malas, fazendo elas parte das linhas aerodinâmicas do Honda Civic 2019. A tampa do bagageiro é curta e alta, dando ainda mais a impressão do sedã ser um cupê com quatro portas.
Na versão 2019, o conforto para os ocupantes melhorou graças ao espaço mais amplo – inclusive no porta-malas, agora com capacidade para 519 litros, uma grande evolução sobre os 449 litros da geração anterior.
Além dos equipamentos de série oferecidos em todas as versões, a EXL traz como adições em relação à EX a central multimídia com touchscreen, GPS e espelhamento para celulares, auto-falantes adicionais e painel de instrumentos com tela TFT. As rodas de liga leve são bem harmônicas com o conjunto e as janelas bem distribuídas.
Interior
Por dentro, a Honda adotou quadro de instrumentos convencional, porém, com display TFT nas versões mais caras e instrumentação análogo-digital.
O volante tem um aspecto esportivo e botões sensíveis ao movimento dos dedos. A multimídia agora tem tela de 8 polegadas com Android Auto (com Waze) e Car Play, além de navegador GPS e câmera de ré. Ela também serve como hotspot WiFi. O sistema dispõe também de rádio AM/FM, conexão Bluetooth para ligações.
Entre os bancos, chama atenção o console elevado com elemento vazado, algo já visto no Honda HR-V. Ele vem basicamente com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold (que mantém os freios acionados com o carro parado e engatado) e o modo Econ, que reduz os dispositivos em uso para economizar combustível.
Um porta-copos bem resolvido, assim como duas entradas USB, HDMI e tomada de 12V estão presentes na versão 2019.
Os bancos são confortáveis e possuem diversos ajustes, sendo revestidos em tecido ou couro, dependendo da versão. A porta do motorista tem botão para abertura do porta-malas. As entradas do carro também possuem forração em couro ou tecido.
“Ele é bom para dirigir”
Dalnei Lenz, consultor de vendas da Scapini Honda Lajeado, conta que o principal destaque do Civic para os concorrentes diretos – Cruze e Corolla, é a agilidade no trânsito. “É impressionante como ele é bom para dirigir. A última geração do carro era muito rígido, a Honda mexeu nele e deixou ele mais suave e bom para dirigir.”
Outro destaque do veículo é a economia e o design esportivo. “A pessoa deve comprar o carro pela economia. Tem cliente chegando a 18.2km/l, mas a média geral é de 17km/l à 17,5km/l.” Sobre as vendas no Vale, Lenz comenta que a saída está muito boa na região. “Abril mal começou e já vendemos três carros, a procura por aqui é muito boa.”
Cliente Honda, Juseliane Arenhardt adquiriu um Civic pelo conforto e segurança que o veículo oferece. “O conforto e a segurança me dão muito prazer em dirigir o Civic. As viagens são muito mais agradáveis”, conta.
Versões e modelos
No Brasil, o Civic chega em quatro versões: Sport, EX, EXL e Touring. As três primeiras trazem o motor 2.0 flex de 155 cv que já equipava o modelo da geração anterior. A novidade está na transmissão. A versão Sport é a única a ter a opção do câmbio manual de seis marchas, enquanto as automáticas ganharam uma nova caixa CVT, com sete marchas predefinidas (antes, o sistema era automático de cinco marchas).