Correr, saltar e girar. Repita esses movimentos durante horas e horas. A rotina de treinos puxada do patinador Luiz Othávio Pires Fagundes, 14, tem um único objetivo: disputar o Pan-Americano de 2023, em Santiago no Chile.
Visando repetir os passos do tetracampeão Pan-Americano e campeão Mundial, Marcel Stürmer, Fagundes iniciou cedo no esporte. Com 10 anos, depois de assistir os colegas patinando no Colégio Madre Bárbara, decidiu que queria ser patinador. “A patinação é um esporte que envolve corpo, mente, arte, emoção, força, coragem, desinibição e segurança, qualidades que contribuem para meu crescimento pessoal.”
O atleta conta que o começo no esporte foi difícil, pois enfrentava muita resistência dos colegas e por diversas vezes sofreu bullying, o que aos poucos foi sendo superado. “Logo no início ficava muito triste, mas aos poucos junto com minha família colegas e professores superamos, hoje conquistei o carinho e meu espaço.”
Hoje, o atleta vive um sonho, que é disputar um Mundial de Patinação e também o Pan-Americano. “Sei que tenho capacidade, mas para isso preciso me dedicar mais, além disso tenho que praticar outras modalidades e ter acompanhamento de outros profissionais.”
Rotina de treinos
Fagundes vive a patinação. Toda segunda, quarta e sexta-feira, treina duas horas por dia com as professoras Gabriela Garcia e Geórgia Bündrich, da Academia Patinação Arte e Movimento. Aos fins de semana, quando o ginásio do Parque do Imigrante está livre, também pratica.
Dedicado, quando não está treinado, está em casa estudando. “É possível pesquisar sobre técnicas de equilíbrio, concentração, postura e outros. Tudo inerente ao esporte, com a finalidade de melhorar o rendimento.” O atleta revela que além das professoras da academia, busca ajuda com profissionais de outros lugares, como a coreógrafa Janaína Baccarat, de São Paulo, e o professor Leonardo Azambuja, de Porto Alegre.
Competições
Desde 2017 começou a disputar torneios em todo território nacional e até fora dele. Entre as principais conquistas estão os títulos de Campeão Gaúcho em 2017, 2018 e 2019. Campeão Brasileiro em 2017 e vice-campeão Brasileiro em 2019. Além da Copa Mercosul em 2017 e 2018.
Cada competição é um aprendizado diferente para o atleta. “Penso que o importante é competir, chegar lá e dar o meu melhor de mim. Caso o meu colega for melhor, executou os passos com mais precisão, daí fico feliz por ele e aprendo com ele, afinal somos todos atletas e Brasileiros.”
Apoio do esporte
Para participar das competições, Fagundes necessita de apoio e está promovendo diversas ações. Além da bolsa atleta, a família vende bandejas de chá. “Agradecemos todos que nos ajudam a realizar o sonho de Luiz. Sem esse apoio não seria possível seguir no esporte”, conta a mãe Elisete Pires de Lima.
Professora das séries iniciais na rede municipal em Cruzeiro do Sul, Elisete explica que na medida do possível acompanha o filho nas competições. Quando não pode, alguma professora ou mãe dos colegas de equipe auxiliam nos cuidados. “Na patinação tem muito disso, uma mãe ajuda a outra. Somos muito bem acolhidas pelo grupo.”
Convocado para a Seleção Brasileira para disputar o Sul-Americano de 2019, em Joinville, entre os dias 19 e 30 deste mês. “Estamos correndo para juntar mais um valor para custear as despesas.” Quem quiser adquirir o chá, pode procurar a Academia Arte em Movimento ou entrar em contato com o Elisete pelo telefone 051993268852. A entrega será feita pessoalmente no dia 10, próxima quarta-feira.