Com a chegada de abril muitos campeonatos amadores do Vale estão na fase eliminatória. Arroio do Meio, Progresso, Roca Sales, Teutônia e a Taça da Amizade tem jogos decisivos neste fim de semana.
Na contra-mão dessas cidades está Encantado. Com cinco equipes, o torneio inicia neste domingo será disputado apenas na categoria titular, com duas partidas em um campo. Os times jogam em um turno, classificando as quatro primeiras para as semifinais. A primeira rodada será disputada no Bairro Lago Azul. O ingresso custa R$ 3 (masculino) e R$ 2 (feminino).
Disputam o certame: Los Amigos (Lago Azul), Humildes FC (Lambari), Ouro Verde (Vila Moça), União (Palmas) e Cruzeiro (Lajeadinho).
Roca Sales
A Linha Constância recebe o jogo de ida das semifinais. Finalistas na edição passada, Juventude e Esperança B se enfrentam uma fase antes. Neste domingo, os times abrem a rodada, às 14h. Em seguida, às 16h, o Botafogo recebe o Rio Branco. A partida de volta será em Fazenda Lohamann, no dia 14.
Taça da Amizade
Depois de vencerem fora de casa, Boavistense, Juventude, de Westfália, e Juventude, de Brochier, tem a vantagem de jogar por um empate na partida de volta, neste domingo, para chegar na semifinal. Palmeiras, Esperança e Riograndense precisam vencer no tempo normal e nas penalidades caso queiram seguir disputando o título.
Atual campeão da categoria titular, o Ecas também joga pela igualdade, mas diferente dos outros times que possuem a vantagem, a equipe é a única que decide fora de casa. No domingo encara o 11 Amigos, em Poço das Antas. No aspirante quem está com a vantagem é Ecas, Palmeiras, Fluminense e Poço das Antas.
Progresso
O campeonato conhece neste fim de semana os primeiros semifinalistas. No sábado, em Campo Branco, o Internacional recebe a equipe do Flamengo B. Como venceu o jogo de ida, os donos da casa jogam pelo empate. Já o visitante precisa vencer no tempo normal para levar a decisão para as penalidades.
No domingo, a situação é diferente. Mandante do jogo, o Cruzeiro, de Tiririca, aposta no apoio do torcedor para vencer o Cruzeiro, de Alto Honorato, e levar a decisão da vaga para os pênaltis. Já o visitante joga pela igualdade.
Teutônia
A abertura das quartas de finais do municipal tem a disputa do clássico entre Esperança e Atlético Gaúcho. Os times protagonizaram jogos bastante disputado nos últimos anos. Em 2017 decidiram o municipal, na ocasião, o Atlético levou a melhor. Um ano depois, o time vermelho e branco repetiu o feito e eliminou o Esperança na semifinal. Neste ano, os times se enfrentam antes, nas quartas de finais. Os outros jogos são entre Juventude e União, e Ouro Verde versus Ribeirense.
Arroio do Meio
Cruzeiro e Esperança disputam neste domingo, em Linha 32, o jogo de ida das semifinais na categoria titular. No aspirante o duelo é entre Cruzeiro e Rui Barbosa.
Demais competições
Os municipais de Boqueirão do Leão, Bom Retiro do Sul, Capitão, Cruzeiro do Sul e Taquari, mais as Copa Integração e Taça Integração realizam jogos da fase classificatória.