Disponível no mercado brasileiro há cerca de sete anos, o Mitsubishi ASX acaba de receber mais um facelift. O utilitário-esportivo médio na linha 2019 estreia retoques para ficar alinhado com os últimos carros da marca no mercado nacional. As alterações são apenas sutis para manter o ASX 2019 atualizado no mercado.
O veículo dispõe de um visual retocado, que segue praticamente a mesma linha de design dos outros carros recém-lançados pela fabricante japonesa no mercado brasileiro. As principais novidades se concentram no conjunto frontal da carroceria. O carro agora dispõe de uma nova dianteira, marcada pela nova grade que forma conjunto com um detalhe cromado na grade do radiador, além do para-choque com acabamento central em prata ou preto, dependendo da cor da carroceria.
O ASX 2019 passa a dispor também de luzes de condução diurna (DRL) em LED integradas ao para-choque. A lista inclui ainda novas rodas de liga-leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus “verdes” ecológicos de baixa resistência ao rolamento de medida 225/55 R18.
Há também molduras em plástico preto nas caixas de roda, antena Shark do tipo barbatana de tubarão, novo detalhe de acabamento cromado na tampa do porta-malas e um novo para-choque traseiro com lentes refletoras integradas.
O interior do carro segue sem mudanças significativas. Um dos destaques do modelo é a central multimídia com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, pareamento com smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay, comandos de voz, rádio AM/FM, MP3 player, conexo USB e conexão Bluetooth com áudio streaming. Tal recurso é um item de série desde a versão de entrada.
A configuração mais em conta do Mitsubishi ASX 2019 já sai de fábrica também com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, paddle shifts para troca manual de marchas sem tirar a mão da direção, entre outros.
O modelo mais caro já oferta itens como airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, chave presencial, partida por botão, sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico elétrico e faróis xênon com regulagem automática de altura e lavador automático.
“Quem compra, não se arrepende.”
Os concorrentes direto são o Compass, Renegade, HR-V, Creta, Rav 4 e o WRX. “Esse segmento é bem amplo, são vários concorrentes, mas o ASX tem banco com aquecimento, paddele shifts, além de ser uma das poucas com 4X4 na versão gasolina”, destaca Sidnei Bisol, gerente de vendas da Betiolo Mitsubishi
Ele explica que o carro tem um plano de manutenção programada e um dos seguros mais baixos da categoria. Além disso, destaca que o veículo é procurado pela pouca manutenção que ele dá, além de ter teto solar e farol xénon nas versões mais top. “Ele tem uma taxa de desvalorização bem baixa e uma boa aceitação no mercado. Quem compra, não se arrepende.”
Bisol destaca outro diferencial do ASX é o 4X4 que é usado mais como segurança do que para off-road. Sobre a procura dele, Bisol revela que está surpreendendo a todos na concessionária. “Os números vem crescendo mês a mês, dificilmente uma pessoa que compra o ASX troca por outro veículo, ele geralmente pega um modelo mais novo, ou eventualmente quando a família cresce, pega um Outlander.
Motor
O motor do novo ASX 2019 é um 2.0 flex de quatro cilindros, que rende 170 cv no etanol e 160 cv na gasolina, a 6.000 rpm, e torque de 22 e 23 kgfm, respectivamente, a 4.250 rpm.
Esta unidade está associada ao câmbio automático INVECS-III CVT com seis marchas simuladas no modo Sport e tração dianteira ou nas quatro rodas.
Além do ASX, o mesmo motor equipa o Outlander, bem como Inspira e Lancer. É um motor bem confiável e durável, chegando a usar velas de irídio, coletor de admissão em plástico, coletor de escape em alumínio, duplo comando de válvulas variável, corrente de comando, injeção eletrônica indireta, entre outros.
O câmbio INVECS-III CVT possui gerenciamento eletrônico que permite se adaptar ao modo de dirigir do condutor, além de ter modo Sport e trocas manuais na alavanca ou nos paddle shifts. O sistema de tração nas quatro rodas tem três modos: 2WD para o dia a dia com economia, 4WD para condução esportiva em pistas sinuosas e 4WD Lock, que permite maior segurança em pistas de baixa aderência.