A sala em que Lauro Mathias Müller trabalhava foi transformada em um memorial que resgata parte da história do comunicador. O espaço, na entrada da sede do Grupo Independente, no bairro Alto do Parque, foi inaugurado ontem à tarde. O evento marcou a data do aniversário de 68 anos da rádio.
O Memorial Lauro Mathias Müller conta, em oitenta objetos, a história do Grupo Independente, dividida em períodos históricos. São equipamentos de rádio, máquinas de escrever e as laudas originais de comentários feitos por ele no ar entre 1964 e 1984. É possível escutar trechos de programas antigos da rádio.
Lauro Müller foi diretor do grupo. Com atuação muito próximo das comunidades, é reconhecido como importante liderança da região. Foi fundador da Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (SLAN). Foi ainda presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão em duas ocasiões. Além de dirigir a emissora, seguia atuando diante dos microfones.
Começo da carreira
Nascido em Lajeado, em 1928, era filho de Pedro Albino Müller e de Otília Rockenbach. Casado com Lya Raia Müller, teve os filhos Viviane e João Pedro, que hoje é diretor do Grupo Independente.
Em 1948, formou-se técnico em contabilidade. Começou a trabalhar no comércio do pai, no Centro de Lajeado. Pedro Albino associou-se em 1950 a um grupo de amigos para fundar a Rádio Independente. Ao todo, eram 96 cotistas. À época com 22 anos, Lauro começou a se envolver tanto na operação quanto na redação.
Amante do rádio
Hoje aos 59 anos, o filho João Pedro lembra do pai como um amante do rádio. “Meu pai vivia, dormia e comia rádio. Mesmo depois que eu casei, nós sempre almoçávamos juntos e o assunto ao meio-dia sempre era rádio”, recorda.
Desde pequeno, João passou a se envolver na rotina do pai. A cada fim de semana, eles visitavam uma comunidade do interior, nas festas promovidas pela comunidade. Eventos estes em que Müller participava desde a concepção, junto aos moradores, até a apresentação das atrações no dia da festa.
Liderança avançada
Para o ex-prefeito de Lajeado, Erni Petry, da personalidade de Müller se destaca o líder, antes mesmo do radialista. “Não era daqueles que dava ideia e fugia. Ele sempre participava, se envolvia”, afirma.
Petry o descreve ao mesmo tempo como um bom ouvinte e bom conselheiro. Também como um homem preocupado com o desenvolvimento regional, que sempre queria colocar o Vale em evidência em nível estadual. “Foi uma liderança bastante positiva, bastante avançada para a época”, conclui.
Espírito comunitário e desenvolvimentista
O diretor geral do grupo A Hora, Adair Weiss, trabalhou com Müller durante quase uma década no grupo Independente. Weiss destaca o espírito comunitário e desenvolvimentista.
“Sempre atuou com um viés do desenvolvimento comunitário. Ele tinha uma visão cooperativista, de responsabilidade social, se interessava pelo entorno. Ele queria que as coisas no seu entorno se desenvolvessem porque sabia que a rádio dependia deste desenvolvimento”, afirma.
Quando foi entregue o último Prêmio Alicerce do grupo, o então governador do Estado, Antônio Britto, esteve em Lajeado, recorda Weiss. “Ele trazia governadores e chefes de Estado. Era um homem que emanava credibilidade.”
Radialista de posições firmes
Os comentários feitos por Müller entre 1964 e 68 foram o tema do trabalho de conclusão de curso do historiador Lucas Becker Delwing, pela UFRGS, em 2018. No quadro Comentário de Frente, ele informava e opinava sobre temas que iam desde problemas das comunidades da região até política nacional e internacional.
“O aspecto comunitário se destaca nos comentários. Ele era muito bem inserido na comunidade local, conhecia as pessoas. Então, ele conseguia representar as pessoas como jornalista.”
O período analisado compreende o governo do general Castello Branco, primeiro presidente nomeado após o golpe militar de 1964. Nos primeiros anos da ditadurar, fazia o discurso de sustentação do regime.
“Ele via o golpe como um evento em que os militares interviam no cenário político para manter as instituições funcionando como deveriam”, afirma.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br