Lajeado vem se tornando referência no ciclismo no Estado. Na quinta edição, o Desafio ValeCiclismo terá 200 atletas de diversas cidades do RS. A largada ocorre no Parque Professor Theobaldo Dick, a partir das 8h. A retirada dos kits ocorre a partir das 6h.
O Desafio é dividido em dois trajetos todos em asfalto. No percurso curto, de 50km, os atletas sairão de Lajeado, vão à Forquetinha e retornam. Já os ciclistas que participam do percurso longo, de 100km, saem de Lajeado, seguem por Forquetinha, até Canudos do Vale e retornam.
Todos que completaram o desafio ganham medalha e os primeiros em cada trajeto nos naipes masculino e feminino, recebem troféu.
Conforme um dos organizadores, Fabrício Meneghini, a grande procura se deve ao fortalecimento do ciclismo na região e ao sucesso dos desafios já realizados. “Só neste fim de semana teremos cinco eventos de bike pelo RS, isso é muito bom para o esporte.”
Ele enfatiza que a procura das pessoas pelo ciclismo vem crescendo. “Cada pedal durante a semana reúne em média 35 pessoas.”
Os representantes do ValeCiclismo pedem prudência aos motoristas. “Vamos estar em grande número de pessoas e passar por estradas movimentadas.” Entre elas, estão a ERS-130 e a BR-386.
Participantes se testam
Daniel Arnhold pratica exercícios físicos diariamente. Se não está pedalando, vai para a academia ou corre. Neste domingo disputará o desafio dos 100km. “Minha expectativa é fazer uma prova boa, superar a distância e acima de tudo me divertir com o pessoal.”
Visando a participação, ele inicia a preparação um dia antes, preparando a bicicleta, não praticando exercícios pesados. “No dia do evento acordo cedo, me alongo, tomo um café da manhã reforçado e vou para o evento.”
Carlos Lagemann usará o evento como preparação para o Circuito dos Vales, que inicia na próxima semana. “Estou muito bem fisicamente, vou percorrer os 50km para não ter um desgaste maior, pois minha prioridade é o Cicuito.”
Além do desafio de percorrer 50km, Lagemann terá que superar outro. A pouco dias da prova, o pneu da bike furou e terá que usar uma outra de modelo inferior. “Não consegui encontrar um pneu a tempo da prova, então vai ser um desafio a mais.
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br