Após conviver por três anos entre as melhores equipes do RS, a Associação Teutoniense de Futsal (ASTF) optou por não disputar nenhum torneio profissional nesta temporada. A decisão foi tomada em reunião no início do mês. As únicas atividades serão com os jovens das categorias sub 13 e sub 15.
Valdair Kliks, presidente do clube, informa que a decisão foi tomada em conjunto com os 13 membros da diretoria, tendo como principal motivo a incerteza de receita para 2019. “Temos o histórico de muitas equipes que montaram elencos competitivos e após três meses não tinham mais dinheiro para pagar os jogadores. Não podemos correr o risco de manchar a nossa reputação de estar sempre com as contas em dias.”
Kliks conta que a partir de agora a diretoria vai pensar o futebol em 2020. Até lá a ideia é trabalhar com as categorias de base, e formar jogadores para os próximos anos. “Vamos conversar com alguns parceiros, e tentar voltar a ativa na próxima temporada.”
Saiba mais
Fundada em 2 de fevereiro de 2009, a ASTF iniciou jogando a Série Prata do Gauchão de Futsal. O acesso para a Série Ouro veio em 2013. Onde disputou até 2016, conquistando um quinto lugar em 2015. Em 2017, optou por retornar a Série Bronze para reduzir custos e no mesmo ano quase subiu de divisão, sendo eliminado na semifinal para a AMF, de Marau. No ano passado foi eliminada na primeira fase.