Pioneira na canoagem no Rio Grande do Sul, a Associação de Ecologia e Canoagem (AECA) sofre com a falta de apoio financeiro. Mesmo estando entre as melhores equipes do país, a entidade busca ajuda para participar de competições fora do RS.
Nos dias 30 e 31 de março, ocorre a Copa Brasil de Canoagem Velocidade, em São Paulo, na Raia Olímpica da USP. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e dá oportunidade para os atletas participarem de Competições Internacionais em 2019, como os jogos Pan-Americanos, Campeonato Sul-Americano, Mundial Júnior, Mundial Sub 23 e Mundial Sênior.
Para poder participar da Copa Brasil com 12 atletas, a AECA busca R$10 mil para custear a viagem, com hospedagem e alimentação dos atletas. Marcos Kayser, um dos responsáveis pela equipe, conta que para a viagem, a Associação está organizando rifas e oficiando empresas na tentativa de apoio. Além disso, organizam também uma lavagem de carros no Arte na Escadaria, em Estrela, no primeiro sábado do mês na tentativa de arrecadar fundos. “O Copa Brasil vale de seletiva para eventos internacionais de canoagem e temos atletas com condições reais de conseguir vagas.”
Kayser conta que atualmente a entidade não dispõe de valores para a viagem, pois a parceria com a Prefeitura de Lajeado consiste somente para pagamento dos professores, contabilidade e aluguel do espaço. Já em Estrela, o trabalho é todo voluntário sendo que a Administração Municipal apoia somente com a cedência do espaço na antiga Polar.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato através do telefone (51)99680-1210 e e-mail presidenteaeca@gmail.com , ou ainda depositar qualquer valor na conta da associação. Banco Sicredi, AG 0119, conta: 02851-5.
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br