Após quatro anos, unidade do Ipergs será reaberta

Estrela

Após quatro anos, unidade do Ipergs será reaberta

Com cedência de servidor municipal, reinauguração ocorrerá em até dois meses, projeta governo

Após quatro anos, unidade do Ipergs será reaberta

Fechado desde 2015, o escritório do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs) na cidade será reativado. Nessa segunda-feira, 18, a câmara de vereadores aprovou projeto de lei do Executivo que autoriza parceria com o órgão estadual para restabelecer o atendimento, por meio da cedência de um servidor vinculado ao município.
 
A perspectiva do governo é que a reinauguração ocorra entre março e abril, proporcionando serviços e orientações relativos ao IPE Prev e ao IPE Saúde. A administração municipal estima que mais de 3 mil pessoas de todo o Vale sejam beneficiadas com o retorno das atividades no escritório local, situado na área central de Estrela.
 
Um dos articuladores para viabilizar a reabertura foi o secretário da Fazenda e interino da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann. Segundo ele, o município fará todo o esforço necessário para que a unidade volte a prestar assistência aos segurados do instituto na cidade e no entorno o mais breve possível.
 
Atualmente, no Vale, quem necessita de atendimento presencial do Ipergs conta com unidades em Encantado e Taquari. Fora da região, os escritórios mais próximos ficam em Venâncio Aires e Montenegro. Desde outubro do ano passado, a agência de Lajeado fechou as portas devido à falta de servidores estaduais.
 
“Trata-se de um respeito com os milhares de conveniados e seus dependentes. Temos aqui a Coordenadoria Regional da Educação e dezenas de escolas, por exemplo. De uma forma ou de outra, Estrela traz muitos servidores públicos estaduais para cá”, afirma Lagemann. Ele lembra que a reativação contempla ainda os funcionários municipais, que têm plano de saúde do instituto.
 
O próximo passo para a reinauguração é a definição de quem será o servidor municipal (estatutário ou celetista) que fará o atendimento. Conforme Lagemann, a decisão será do prefeito Carlos Rafael Mallmann e do titular da Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos, assim que este retornar de férias. O indicado deverá passar ainda por um treinamento.
 

“Alívio aos aposentados”

O escritório de Estrela suspendeu as atividades em 2015 após a aposentadoria do funcionário anterior, também cedido pelo município. Em dezembro do ano passado, o 8º Núcleo do Cpers Sindicato promoveu audiência pública na sede do Legislativo para debater a necessidade do retorno do atendimento na cidade.
 
De acordo com o diretor do 8º núcleo, Gerson Luis Johann, a atividade teve como objetivo sensibilizar os líderes locais sobre a importância de reaproximar os serviços do Ipergs à comunidade regional. Segundo ele, trata-se de uma “questão de utilidade pública”. Apenas em Estrela, são cerca de 2 mil famílias vinculadas ao instituto.
 
Conforme Johann, o avanço para a volta do Ipergs é um “alívio” para a região. “É de suma importância, principalmente aos aposentados da cidade e do entorno. À medida em que as pessoas envelhecem, cada vez têm mais dificuldades para se deslocar em busca de atendimento, ou mesmo acessar os serviços pelos meios eletrônicos”, enfatiza.
 
ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais