Fechado desde 2015, o escritório do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs) na cidade será reativado. Nessa segunda-feira, 18, a câmara de vereadores aprovou projeto de lei do Executivo que autoriza parceria com o órgão estadual para restabelecer o atendimento, por meio da cedência de um servidor vinculado ao município.
A perspectiva do governo é que a reinauguração ocorra entre março e abril, proporcionando serviços e orientações relativos ao IPE Prev e ao IPE Saúde. A administração municipal estima que mais de 3 mil pessoas de todo o Vale sejam beneficiadas com o retorno das atividades no escritório local, situado na área central de Estrela.
Um dos articuladores para viabilizar a reabertura foi o secretário da Fazenda e interino da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann. Segundo ele, o município fará todo o esforço necessário para que a unidade volte a prestar assistência aos segurados do instituto na cidade e no entorno o mais breve possível.
Atualmente, no Vale, quem necessita de atendimento presencial do Ipergs conta com unidades em Encantado e Taquari. Fora da região, os escritórios mais próximos ficam em Venâncio Aires e Montenegro. Desde outubro do ano passado, a agência de Lajeado fechou as portas devido à falta de servidores estaduais.
“Trata-se de um respeito com os milhares de conveniados e seus dependentes. Temos aqui a Coordenadoria Regional da Educação e dezenas de escolas, por exemplo. De uma forma ou de outra, Estrela traz muitos servidores públicos estaduais para cá”, afirma Lagemann. Ele lembra que a reativação contempla ainda os funcionários municipais, que têm plano de saúde do instituto.
O próximo passo para a reinauguração é a definição de quem será o servidor municipal (estatutário ou celetista) que fará o atendimento. Conforme Lagemann, a decisão será do prefeito Carlos Rafael Mallmann e do titular da Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos, assim que este retornar de férias. O indicado deverá passar ainda por um treinamento.
“Alívio aos aposentados”
O escritório de Estrela suspendeu as atividades em 2015 após a aposentadoria do funcionário anterior, também cedido pelo município. Em dezembro do ano passado, o 8º Núcleo do Cpers Sindicato promoveu audiência pública na sede do Legislativo para debater a necessidade do retorno do atendimento na cidade.
De acordo com o diretor do 8º núcleo, Gerson Luis Johann, a atividade teve como objetivo sensibilizar os líderes locais sobre a importância de reaproximar os serviços do Ipergs à comunidade regional. Segundo ele, trata-se de uma “questão de utilidade pública”. Apenas em Estrela, são cerca de 2 mil famílias vinculadas ao instituto.
Conforme Johann, o avanço para a volta do Ipergs é um “alívio” para a região. “É de suma importância, principalmente aos aposentados da cidade e do entorno. À medida em que as pessoas envelhecem, cada vez têm mais dificuldades para se deslocar em busca de atendimento, ou mesmo acessar os serviços pelos meios eletrônicos”, enfatiza.
ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br