No Brasil desde 2015, o Jeep Renegade é um dos modelos mais vendidos e já emplacou mais de 160 mil exemplares no Brasil. Feito em Goiana-PE, o modelo de 2019 chega ao mercado com um visual mais moderno, marcado, sobretudo, pelos faróis com iluminação em LED.
Mesmo com as mudanças, o veículo segue com uma aparência semelhante de quando foi lançado, em 2015. A dianteira é marcada pelos faróis arredondados, que podem contar com iluminação em LED, além da grade com sete fendas horizontais.
No interior, o modelo tem bastante em comum com o irmão maior Compass e também com a Fiat Toro, pois compartilham a mesma plataforma e diversos outros componentes. O porta-malas do novo Renegade foi ampliado. São 47 litros a mais, chegando a 320 litros.
De modo geral, o Jeep Renegade 2019 ficou mais atraente em aspecto e funcional também. Para o caroneiro, uma porta USB serve de carregador. A tela da central de entretenimento tem comandos de climatização e navegação, além disso, o motorista pode usar o Google Maps e Waze.
Mas a maior novidade está na aplicação da central multimídia UConnect de 8,4 polegadas herdada do Compass, com tela tátil e projeção de celulares, a partir da versão Longitude flex. As demais versões, exceto na PcD, possuem o mesmo sistema de 5 polegadas existente antes. Já o ar-condicionado ganhou comandos novos e, de acordo com a fabricante, está 20% mais eficiente.
A maior virtude do Renegade foi preservada na versão deste ano. O modelo é o único que oferece suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multilink. Ele vence buracos e valetas com tranquilidade, sem sacrificar o conforto dos ocupantes. Outro item pouco usual no segmento, mas presente no Jeep, são os freios a disco nas quatro rodas.
“As vendas estão muito boas”
O Renegade tem como principais concorrentes o Captur, Creta e Ecosport. Segundo o supervisor de vendas Betiolo Jeep Lajeado, Luis Paulo Cardoso, os diferencias para os concorrentes é o motor a diesel e a plataforma utilizada na montagem. “O carro é o único que é montado em cima de plataforma própria. Os outros são montados em cima de plataformas de carros sedãs que foram transformados para SUV.”
Cardoso cita que o ângulo de entrada da porta também é maior do que os concorrentes, chegando quase a 180ºC. Já o porta-malas é o menor, porém, por ele ser quadrado, ganha em espaço.
Outro destaque é a suspensão semi-independente na traseira. “O controle de tração monitora o contato das rodas com o solo e, em caso de perda de aderência, transfere a tração da roda com menos contato para as outras automaticamente. Além disso, o carro tem um sensor anti-capotamento, então é muito difícil acontecer um acidente com ele.”
Cardoso conta que o carro não tem público-alvo e está sendo adquirido por pessoas de todas as idades, desde jovens a idosos. Sobre as vendas no Vale ele é enfático: “estão muito boas”.
Segundo ele, um dos motivos dessa procura é a taxa de desvalorização do veículo. “Enquanto que alguns modelos depreciam em 10% por ano, a nossa taxa é de apenas 7%.”
“Ele é um carro ótimo”
Procurando mais espaço interno e conforto, a médica veterinária, Andressa Curtinaz, 30, comprou recentemente um Renegade no início deste ano. “Ele é um carro ótimo, estável, confortável tanto para dirigir como para andar de carona, já que tenho uma filha de dez meses e algumas vezes viajo no banco de trás com ela.
Indagada se compraria outro Renegade, ela afirma: “Com certeza compraria ele de novo, até indico quase diariamente para todos que perguntam sobre o carro.”
Outros destaques
Se na estética o Renegade mudou um pouco, na mecânica, porém, a marca não mexeu. O veículo pode ser encontrado com um motor 1.8 Flex de 139 cavalos de potência. O outro motor disponível é o 2.0 Diesel com até 170 cavalos de potência. Ele pode ser encontrado nas versões Automático 9 marchas, automático 6 marchas e manual 5 marchas.
Outro destaque que está presente no Jeep Renegade, são os sensores de chuva e crepuscular, que acionam automaticamente os limpadores em caso de chuva e faróis ao detectar variações de intensidade na luz ambiente.