Inicia amanhã, 14, a 13ª edição do Liquida Lajeado. Promovida desde 2006, sempre no período final do verão, a campanha está hoje entre as principais ações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Até sábado, 16, pelo menos 130 estabelecimentos comerciais estarão com promoções especiais, além de condições facilitadas para os pagamentos.
Junto com a campanha natalina Lajeado Brilha e o Dia das Mães, o Liquida Lajeado é um dos momentos mais importantes do setor ao longo de todo o ano para a cidade considerada o polo comercial do Vale do Taquari.
Para este ano, a CDL projeta aumento das vendas em cerca de 6% em relação a 2018. Embora costumem ficar em torno de 40% e 50%, alguns descontos alcançarão até 70%. Os itens em liquidação são produtos de confecções, calçados, joias, eletrodomésticos, móveis, óculos, farmácias e materiais de construção, entre outros.
Consumidores mais confiantes
De acordo com o presidente da entidade, Heinz Rochembach, a tradicional campanha busca impulsionar as vendas no comércio local, especialmente neste período do ano em que o movimento enfraquece devido ao esvaziamento da cidade com as férias. Segundo ele, “descontos reais” são o “chamarisco principal” do Liquida.
Renovação de estoque e preparação para a chegada da nova estação, melhorar o fluxo de caixa e formar capital de giro, além de fidelizar novos clientes, estão entre as vantagens para os estabelecimentos participantes. Contudo, a ideia é que o maior beneficiado seja o consumidor, tanto de Lajeado como das cidades do entorno, acrescenta o presidente.
O atual momento econômico do Brasil possibilita projetar um incremento nas vendas em relação ao ano passado. Na avaliação de Rochembach, a população já demonstra mais confiança na recuperação econômica do país. “Tanto o varejo como os consumidores estão mais confiantes e indo mais às compras”, analisa.
Renovar estoque
Proprietário de uma loja de artigos esportivos no centro de Lajeado, Aquiles Mallmann afirma que a empresa participa da campanha faz quatro anos. De acordo com o lojista, o estabelecimento se prepara a este momento com intuito de compensar a “apatia” típica do mês de janeiro nas vendas. Segundo ele, praticamente toda a loja estará em promoção.
Embora os consumidores sejam os maiores beneficiados, por encontrarem produtos com melhores preços, a campanha favorece muito os lojistas, considera Mallmann. Além de “desovar” o estoque paralisado, as vendas efetuadas nos próximos três dias tendem a melhorar o caixa da loja para a compra de novidades.
Mallmann frisa que os consumidores devem estar atentos às “promoções reais”, para não se decepcionarem com “ofertas ilusórias”. Segundo ele, a própria CDL estimula os participantes a oferecerem descontos significativos para manter a credibilidade da campanha.
Para conferir quais são os estabelecimentos participantes do Liquida Lajeado 2019, acesse o site: www.cdl-lajeado.com.br/promocoes/liquida/
ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br