RGE Sul convocada  pelo Procon do RS

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

RGE Sul convocada pelo Procon do RS

Amvat integra movimento para comprometer multinacional em débito com seus usuários

 
A coluna do fim de semana passado surtiu efeito. A revelação do caos enfrentado por produtores rurais e usuários da cidade, embasou o posicionamento crítico em relação ao péssimo atendimento prestado pela companhia no Vale faz tempo.
Na mesa da direção do Procon-RS, em Porto Alegre, o conteúdo da coluna sensibilizou a diretora executiva, Maria Elizabeth Pereira. Contatou o presidente da Amvat, Jonatan Brönstrup, prefeito de Teutônia, e decidiu chamar a direção da RGE Sul para uma reunião, na quarta-feira, dia 13, na sede do Procon-RS.
 
Ontem, em conversa com a diretora do Procon-RS, ela observou que clamor do Vale do Taquari revelou um lastro nas demais regiões do estado.
Diante dos problemas em todo estado, decidiu estabelecer uma pauta urgente e convocar as partes para uma reunião. Dirigentes da RGE Sul e representantes do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado – prefeitos, produtores e líderes de entidades – se reúnem na semana que vem para encontrar saídas. “Do contrário, o Procon-RS adotará outras medidas de proteção aos usuários”, garante Elizabeth.
 
O presidente da Amvat endossa o coro da urgência de soluções. “Está insuportável. Piorou muito o serviço depois de sair das mãos da AES Sul e ficar com a RGE”, lamenta. Ele convida prefeitos, secretários municipais, presidentes de sindicatos e demais líderes de entidades, bem como produtores, a se somarem ao movimento na próxima quarta-feira. “Queremos mostrar nossa indignação e tamanho do problema”, salienta.
 
A Assembleia Legislativa e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do RS – AGERGS, também foram convidadas para o encontro e serão ferramenta importante a estabelecer compromissos concretos em relação ao tema. O deputado estadual Edson Brum (MDB) já protocolou pedido de audiência pública para expôr o problema nas regiões afetadas. Disse que estará pessoalmente na reunião de quarta-feira.
 
A Hora acompanhará a audiência em Porto Alegre e trará a cobertura completa na edição de quinta-feira.
Que o encontro surta o resultado que a usuária Claudete Siebeneichler de Estrela espera, conforme manifesta em e-mail encaminhado à coluna e reproduzido no quadro abaixo.
 
Enquanto isso, a Assessoria de Imprensa da RGE segue enviando notinhas. Ontem mandou mais uma, informando que a companhia concluiu uma grande obra na cidade de Lajeado. A expansão dos alimentadores da Subestação Lajeado 1, com aporte de R$ 1,1 milhão, para construir 7,4 km de rede, além de 69 postes de madeira trocados por concreto e outros 90 novos postes na rede utilizando cabos protegidos e multiplexados, mais resistentes às intempéries climáticas.
 
Haja paciência! Está na hora de ser chamada às responsabilidades sobre os prejuízos enormes que causa na vida das pessoas que pagam suas contas em dia.
 
E-mail de quem vive o drama
“Gostaria de parabenizá-lo pela excelente matéria na edição do Jornal A Hora do último final de semana (2/3 de fevereiro) sobre o “Descaso da RGE Sul passa de todos os limites”.
Somos moradores do interior de Estrela, e sabemos bem o que esse tema representa. Vamos acumulando prejuízos ao longo dos últimos anos pelas sucessivas faltas de energia. Gostaria de ressaltar que em dezembro último, depois de quatro dias com problemas em uma das fases de energia, fomos procurar a Promotoria Pública de Estrela que, simplesmente, nos ignorou, mandou embora e disse que nada poderia fazer por nós e que deveríamos procurar o Procon ou o Fórum, onde aliás, já correm processos de anos contra a concessionária.
Lamentamos, profundamente, a atuação do Poder Judiciário que só trabalha no que é de seu interesse. Esperamos realmente que todas as entidades se abracem na causa, pois não adianta ficar se preocupando com sucessão rural, por exemplo, se hoje o interior não consegue sequer fornecer o básico para produzir. Podemos incluir aqui também a falta de sinal de celular, internet e precário funcionamento da telefonia rural de Estrela.
Parabéns pela coragem de chamar as entidades na busca de soluções. Que esta matéria seja realmente o começo de uma luta”.
 
Eleição de 2020 iniciou
O jogo político em Lajeado começou. Na câmara, nesta sexta-feira, a definição das comissões ao legislativo levou Paulo Tori a votar com o bloco de oposição, liderado pelo MDB, de Celso Cervi. Com isso, MDB, PDT e PT levaram todas as comissões da casa. Adi Cerutti abriu o “verbo”. Insinuou que Cervi é o mentor da manobra. Sobrou até para a presidente, Neca Dalmoro, PDT, acusada de também estar a serviço do “cacique” do MDB.
 
Dança de cadeiras
Os vereadores Sérgio Kniphoff e Sérgio Rambo estão esperando a janela eleitoral para migrar ao PDT. Com eles, uma leva de filiados petistas deve esvaziar a sigla que comandou o governo anterior. A saída do ex-deputado Enio Bacci do PDT, contribuiu. Por falar em Bacci, agora no PTB, este deve assumir cargo no DETRAN-RS e, no ano que vem, ser convidado a integrar a Secretaria de Segurança do Estado, do governo Eduardo Leite. A última informação é de bastidores e, certamente, não será admitida tão cedo pelas partes.

Acompanhe
nossas
redes sociais