A administração municipal de Lajeado quer prolongar a Avenida Benjamin Constant até a Rua das Flores, no município vizinho, Santa Clara do Sul. A proposta visa a criação de uma nova interligação entre as cidades. Hoje, estão conectadas pela ERS-130 e também por uma estrada geral de chão, em Alto Conventos. Para concluir a obra, serão necessárias negociações de áreas particulares.
De acordo com o chefe do Setor de Projetos Especiais da prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari, as negociações já iniciaram com os proprietários de imóveis lindeiros ao trecho do prolongamento da avenida. “Estamos trabalhando para isso. Em um primeiro momento, pegaremos assinaturas para antecipação da área e licenciamentos”, resume. Também já foram iniciados serviços de topografia e altimetria.
Com a ampliação, a avenida terá mais de nove quilômetros de extensão. O início é na beira do rio Taquari, no entroncamento com a rua Osvaldo Aranha. Caso se concretize o empreendimento, será a maior via urbana da cidade, passando pelos bairros Centro, Florestal, Montanha, Bom Pastor, Moinhos d’Água e, por fim, Conventos.
Hoje, a avenida termina junto ao aterro sanitário do município, na esquina com a rua Felipe Otto Blum, quase na divida do bairro Conventos com São Bento.
Além do governo de Lajeado, a administração santa-clarense também negocia a cedência de terrenos de particulares para a nova ligação viária entre os dois municípios. Em um primeiro momento, as negociações ocorrem com proprietários de imóveis localizados na Rua das Flores, em Santa Clara do Sul, e na Estrada Guilherme Armange, em Conventos.
“Não haverá asfalto”
O vereador Mozart Lopes (PP), líder de governo na câmara e ex-secretário de Obras, afirma ter sido designado pelo prefeito para tratar deste empreendimento. Segundo ele, ainda na gestão anterior de Santa Clara do Sul, nove proprietários de imóveis já assinaram autorizações para cedência de 15 metros de área na Rua das Flores. “Lá está tudo certo”, resume.
A avenida será prolongada em 1,7 quilômetros. Na parte lajeadense, diz ele, 25 proprietários de áreas lindeiras também autorizaram a cedência de 15 metros dos terrenos para a ampliação da via. “São 17 no trecho da Avenida Benjamin Constant em Conventos, e oito em São Bento.”
Como contrapartida, explica, o município garante a instalação de água, luz e a colocação de saibro e brita. “Vamos deixar a via trafegável, garantindo a valorização dos respectivos imóveis, e proporcionando créditos para o futuro loteamento.” Lopes, no entanto, antecipa que o empreendimento não prevê, por ora, o asfaltamento da avenida. “Por enquanto será estrada de chão. A pavimentação da via ocorrerá em um segundo momento”, finaliza.
RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br