WRV, o carro gigante por dentro

Auto Giro

WRV, o carro gigante por dentro

O veículo da Honda conta com um grande espaço interno, além de ser muito confortável para andar nas estradas do Vale

WRV, o carro gigante por dentro

A história do WRV inicia na China, lá o hatch foi convertido em crossover com a adição de uma frente alta, grade e para-choques mais parrudos, além de conjunto ótico totalmente novo. Assim, a origem do Honda WRV 2019 é o Honda Fit, que nasceu em 2001 como uma minivan japonesa voltada para o mercado internacional.
Sem muitas mudanças no visual e na mecânica em relação ao modelo de 2018, o Honda WRV estreia na linha 2019 trazendo novidades na lista de equipamentos de série.
 
A versão EX passa a ser equipada com ar-condicionado digital e um novo sistema multimídia com tela de 7ª e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Outras novidades da configuração são a adoção de um descansa-braço central com porta-objetos e o sistema de “um toque” para a abertura e fechamento dos vidros. Já a topo de linha EXL agora sai de fábrica com bancos de couro com costuras na cor laranja e retrovisores com rebatimento elétrico.
 
O WRV usa a mesma base do Honda Fit, inclusive com o Magic Seat, sistema de piso plano traseiro para carga de objetos mais altos. O Honda WRV está equipado com um motor 1.5 de 115/116 cv (gasolina/etanol) e um câmbio automático CVT.
 
O veículo foi introduzido com o objetivo de atender as necessidades nos mercados da América do Sul e da Índia, com alguns países considerados mercados emergentes que precisam de carros nessa plataforma que tenham um baixo custo, ou como é o caso do Brasil, um carro que foi lançado para vender como se fosse um verdadeiro SUV em miniatura, já que o mercado de SUVs está aumentando cada vez mais no Brasil, e um carro como o Honda WRV expande muito o leque de possibilidades, tanto por ser um modelo de custo relativamente baixo, podendo assim atender as necessidades de alguns consumidores que desejam um utilitário, mas que não estão dispostos a pagar um valor mais alto, mas também pode agradar quem gosta de carros robustos e com atitude, mas que não procura um carro grande.
 
Dalnei Lenz, consultor de vendas da Honda ressalta que o a Honda trouxe esse carro para ser comercializado em cidades do interior do Estado. “O calçamento aqui é diferente, é mais irregular, e o WRV tem uma dinâmica boa para andar em nossas estradas.”
 
Lenz ressalta que os concorrentes direto são a Ford EcoSport, a Chevrolet Tracker e o Hyundai Cretta, já o público-alvo são famílias e jovens. “Quem anda com o carro acaba comprando.”
Para o consultor de vendas, o diferencial do veículo para as demais marcas são que ele é muito econômico, seguro, ágil, além de ter uma manutenção e o seguro baratos. “Para andar em cidades como tem na nossa região ele é muito confortável. Ele é um carro pequeno por fora, mas gigante por dentro.”
 

Detalhes

O Honda WRV 2019, apresenta uma personalidade própria quando se observa sua frente, embora seja parecido com o Honda Fit, especialmente por herdar alguns detalhes como portas, retrovisores, janelas, entre outros, o veículo ganhou uma cara mais aventureira.
 
O para-choque passa uma impressão visual mais robusta, assim como a suspensão elevada e as barras no teto. As rodas de liga leve aro 16 têm desenho esportivo e atraente, usando assim pneus 195/60.
O WRV 2019 tem padronagem de tecido, que apresenta um material navalhado em tonalidade laranja ou prata, ambas mescladas com a cor preta. Os materiais são mais resistentes. Completo, o volante é revestido em couro, tendo inclusive comandos de computador de bordo, mídia, telefonia e piloto automático. Além disso, tons em azul ao lado da saída de som dão uma cara futurista.
No restante do interior, o WRV 2019 passa a impressão de espaço e conforto, tendo o sistema ULTRa SEAT, que permite colocar objetos altos ou longos de forma muito fácil com o ajuste do banco traseiro.
 

Motor

O Honda WRV 2019 tem motor 1.5 i-VTEC da atual gama de motores da Honda, mas ainda mantém sistema de injeção indireta de combustível, enquanto lá fora já ganhou injeção direta de combustível com potência de 130 cv.
Com quatro cilindros em linha, ele possui a tecnologia VTEC com comando único no cabeçote, que permite abertura e fechamento das válvulas de acordo com o desempenho do propulsor.
 
O 1.5 i-VTEC do Honda WRV 2019 trabalha com a tecnologia FlexOne, que consiste em pré-aquecimento do combustível em partidas a frio, retirando assim o tanque de gasolina do cofre do motor, que até pouco tempo era usado e ainda exigia um bocal separado para abastecimento.
Apesar de ser um 16V com alta rotação, o motor se garante na tecnologia VTEC, onde geralmente trabalha com oito válvulas em baixas rotações para obter mais torque nessas condições, enquanto as outras oito entram em rotações mais altas, quando o veículo precisa de melhor performance.
 
O Honda WRV 2019 não tem câmbio manual de cinco marchas, mas apenas o CVT sem posições de marcha, além de paddle shifts no volante multifuncional.
 
O consumo urbano é de 8,2 km/litro com etanol e 8,7 km/litro com gasolina, enquanto o rodoviário é de 11,7 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina.
 
 

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