Neste ano, em um formato diferente, o concurso de beleza mais importante do estado, o Miss Rio Grande do Sul Be Emotion, iniciou as eliminatórias mais cedo do que o habitual. Devido a antecipação da data do Miss Brasil 2019, a organização do concurso gaúcho decidiu trazer para janeiro a final da seletiva que, habitualmente, anunciava no final de março a mulher mais bela do estado.
A antecipação feita às pressas tem um motivo de bem maior: dar mais tempo à vencedora gaúcha para se preparar para a etapa nacional. Nesta edição, as candidatas e seus coordenadores puderam escolher se preferiam participar do concurso de 2019 ou de 2020, que ocorre já na metade deste ano. Com menos inscritas do que na edição de 2018, quando o número de candidatas chegou a 70, o concurso de 2019, teve apenas 19. O que não neccessariamente teria facilitado o trabalho dos jurados.
A maioria muito bem preparada e com uma considerável bagagem como modelo, as meninas competem em moldes diferentes do tradicional. Treze candidatas passaram pela semifinal, que ocorreu no último domingo, 13, no Canoas Park Hotel. Conquistaram um lugar na final duas representantes do Vale do Taquari, Bianca Scheren, 19, de Estrela, e Maria Flávia Dias, 19, de Taquari. Também garantiram uma vaga as misses de Pelotas, Vera Cruz, Alpestre, Gramado, Santa Maria, Porto Alegre, Alegrete, Piratini, Osório, Farroupilha e Quaraí.
Nesta edição, as treze finalistas participam de um reality show realizado dentro dos estúdios da Band. Nesse espaço, passam pelas tradicionais provas do concurso. Ao todo, serão cinco programas ao vivo transmitidos às 13h20 na Band RS. A cada prova, três participantes são eliminadas, chegando na final apenas cinco candidatas, uma resgatada pelo voto popular. Os programas serão veiculados entre 21 e 25 deste mês, quando coroarão a mais bela gaúcha do estado.
Miss Taquari
Maria Flávia Dias, 19, é estudante de Design Gráfico, atuante na área e maquiadora. É natural de Taquari e no ano passado mudou-se para a capital gaúcha em busca de formação acadêmica. A jovem conta que esta é a segunda vez que participa de concursos. “Anteriormente participei do Miss RS CNB 2018, onde me classifiquei como sexta colocada. Nunca tinha participado de nenhum até então”, relembra.
Com os preparativos à mil, ela confessa que foi preciso correr para que tivesse tudo pronto para a final do concurso. O tempo reduzido para a preparação, fez com que pensasse sobre os desafios vividos no concurso. “O que mais me inspira é a superação de nós mesmas e a oportunidade de poder inspirar outras pessoas também”, relata.
Marcando forte presença na semifinal, Maria Flávia, compartilha os momentos vividos na primeira etapa do concurso. Além do natural nervosismo, conta que a convivência com as demais candidatas tornou o momento bastante especial. “Todas as meninas puderam se conhecer bem, ficamos muito próximas e tivemos uma prévia do que está por vir nos próximos dias. Para mim é uma honra imensa poder levar o nome de Taquari mais longe, depois de um bom tempo. Estamos todos muito animados e confiantes”, se entusiasma.
Para além da beleza física, a miss Taquari diz que a visibilidade do concurso aumentou também a responsabilidade das misses. “Hoje nós servimos como porta-vozes de diversas questões sociais, ambientais, econômicas e, principalmente, em poder representar todas as mulheres e mostrar que merecemos o nosso espaço com igualdade dentro da sociedade”, afirma.
Miss Estrela
Este é o segundo ano consecutivo que a miss Estrela, Bianca Scheren, 19, participa do concurso. Ano passado, a beldade quase conquistou a coroa, ficando na segunda colocação. Incentivada pelo público a concorrer mais uma vez, decidiu se preparar ainda mais e encarar novamente o desafio. Com fã clube no Instagram e diversas páginas de beleza evidenciando o talento da moça, ela iniciou o ano já em preparativos para, quem sabe desta vez, conquistar a tão sonhada coroa.
De acordo com Bianca, a participação no miss 2018, fez com que amadurecesse e crescesse ainda mais. “Sem falar que me proporcionou conhecer pessoas incríveis”, relembra. Quando questionada sobre como está se sentindo ao participar mais uma vez do concurso, ela conta que não tinha pensado em concorrer tão cedo, mas recebeu uma forcinha de pessoas próximas. “Eu também não achei que seria tão cedo, mas, em conversa com amigos e família, acabei criando coragem para encarar esse desafio novamente”, revela.
Com uma carreira de modelo em andamento, Bianca também se dedica aos estudos em Ciências Contábeis. Com o dia a dia a mil, ela conta estar confiante para vencer neste ano. “Acredito que eu sempre estive pronta para receber a coroa. É claro que agora estou mais madura e preparada para carregar a faixa. Passar por todo o concurso do ano passado me fez evoluir em muitos aspectos. Antes eu estava crua, agora estou pronta”, diz.
Aproveitando a visibilidade do concurso, a miss Estrela garante que irá representar as mulheres gaúchas com a força e garra características daqui. Já aos homens, ela manda um recado. “Eu gostaria muito de pedir respeito. É um assunto muito delicado, mas os índices de feminicídio no Rio Grande do Sul aumentaram em quase 40% de 2017 para 2018. Não podemos nos calar e precisamos falar sobre isso, debater meios para combater. Além disso, precisamos olhar para essas mulheres em situação de vulnerabilidade, para que elas não se tornem meras estatísticas”, enfatiza.