Warning: copy(/srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/wflogs//GeoLite2-Country.mmdb): failed to open stream: Permission denied in /srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/plugins/wordfence/lib/wordfenceClass.php on line 2192
Movimento por Lajeado deve integrar sociedade - Grupo A Hora Movimento por Lajeado deve integrar sociedade

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

Movimento por Lajeado deve integrar sociedade

O Movimento por Lajeado, capitaneado pela Univates, Governo Municipal e Acil, ganha o reforço da sociedade lajeadense, que deve se apropriar da iniciativa e norteá-la daqui para frente. Seu objetivo é gerar riqueza que democratiza o acesso por meio de um ecossistema favorável à inovação e ao empreendedorismo, capaz de refletir em maior qualidade de vida aos lajeadenses.
Na quinta-feira, ocorreu o encontro de apresentação no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado. Foi um momento para relatar o propósito aos novos integrantes do movimento.
 
De agora em diante, prefeitura e demais idealizadores dão espaço às forças vivas da sociedade para integrarem este processo amplo e democrático, pensando Lajeado para 2040.
O representante do HBB, o advogado Ângelo Arruda, foi feliz na sua análise: “Sinto que a cidade despertou. Antes era a Univates, a Acil, o HBB e a prefeitura cada uma na sua área. Dessa vez, estamos unidos para atuar juntos pela cidade”. Eis o segredo.
 
Lajeado vive um momento novo. Ao passo que a sociedade se apropria do movimento, ele ganha legitimidade e amplitude. O desafio é colocá-lo em prática, como bem referiu o empresário e vice-presidente da Acil, Jorge Faccioni. “Temos de partir para a ação. Gerar renda e riqueza significa ter dinheiro para atender as demandas sociais da qualidade de vida”.
 
Importante separar alguns aspectos: o movimento não é para resolver questões imediatas que cabem ao poder público, como os serviços básicos e imediatos da população. Esta tarefa é uma obrigação da prefeitura. Assim como a universidade seguirá formando alunos, a Acil e cada uma das entidades, permanecerão a defender suas vocações e missões, respectivamente.
O Movimento por Lajeado é maior do que os interesses individuais. É coletivo, pensa Lajeado para o futuro, deve ser estratégico e orientando à geração de renda e qualidade de vida, por meio da inovação e tecnologia.
 
Criar um ecossistema favorável para despertar e emergir novos empreendedores significa democratizar a geração de riqueza e renda entre as classes sociais. Enfim, precisamos pensar juntos em uma cidade inteligente, inovadora e empreendedora. Isso possibilita que os menos afortunados também possam aspirar e empreender.
Exemplos desta natureza são conhecidos mundo afora, como em dezembro mostrou o Anuário Tudo. Na reportagem, a revista trouxe o modelo da cidade de Erlangen, na Alemanha, relatando o ciclo virtuoso da inovação.
Recentemente, um grupo de empresários visitou o pólo tecnológico de Florianópolis, cobiçado e admirado até fora do Brasil. Um ano antes, grupo semelhante já visitara o Porto Digital, em Recife, onde uma zona pobre e “abandonada” virou o principal núcleo de desenvolvimento e inovação tecnológica da cidade.
É um olhar novo, diferente sobre a concepção de cidade e de sociedade. O Movimento por Lajeado não é um mérito do prefeito, dos vereadores, da universidade, deste ou daquele indivíduo. É uma construção coletiva.
 
O poder público – prefeitura e câmara de vereadores – são parte fundamental do movimento, assim como a universidade e as entidades. São facilitadores e impulsionadores para que a iniciativa prospere e acelere.
É por esta razão que a presença das entidades como sindicatos, associações de bairros e todas as forças vivas da sociedade são vitais. Na reunião desta semana, a opinião e a demarcação de propósitos como do presidente do Sindilojas, Kiko Weimer, e do representante do Sindicomércio, Ricardo Ewald, foram apropriadas. É a soma das diferentes ideias que compõem um plano mais assertivo.
 
O próximo encontro será no dia 20 de fevereiro, possivelmente no Legislativo, para preparar o grande lançamento no dia 28 de março, na Univates.
 

Publicação especial no sábado

 
A propósito do futuro de Lajeado, o A Hora publica no sábado, dia 26, revista alusiva aos 128 anos de Lajeado. A pauta da revista se estabelece em duas analises: uma sobre a articulação da tríplice hélice com a sociedade, acompanhada de uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, acerca do empreendedorismo local. O levantamento mostra o que os lajeadenses pensam sobre o tema de inovação e como ele permeia os negócios nas empresas e na cabeça dos lajeadense.
 
A segunda abordagem foca nos desafios cotidianos da cidade. Serviços básicos e imediatos da população como saúde, educação, obras entre outros, estão na pauta dos jornalistas que percorrem a cidade com base na pesquisa sobre as mazelas e gargalos dos moradores. A situação atual na visão dos lajeadenses também vem acompanhada de uma avaliação sobre o governo de Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher.
 
Serão 68 páginas de análise e opinião, este ano com a inovação dos anúncios publicitários que conectam com os temas da revista, por meio da tecnologia digital. Um QR Code nos anúncios levará o leitor para um vídeo de opinião com diretores das respectivas marcas. É uma forma de ampliar o pensamento, estabelecer uma conexão das empresas e de seus líderes com o futuro de Lajeado, bem como agregar à publicação uma interface com as diferentes formas de comunicação.
 

Acil rumo aos 100 anos

 
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado – Acil, Aline Eggers Bagatini tem como meta fortalecer o protagonismo da entidade e aproximá-la cada vez mais de temas estratégicos para o desenvolvimento da cidade.
Fundada em 1921, a entidade empresarial carrega na essência a aglutinação de forças que permeia não apenas seus associados, mas adentra também em setores importantes para o crescimento ordenado da cidade.
 
Uma agenda robusta deve pautar 2019 rumo a 2021, quando completa 100 anos. É intenção da presidente, congregar uma série de ações e estratégias convergentes ao empreendedorismo e inovação da cidade. Além das feiras, reuniões empresariais, cursos e treinamentos, também assumir bandeiras e discussões pertinentes ao desenvolvimento social e econômico da cidade.
 

Negócios em pauta em 2019

 
O projeto Negócios em Pauta, fortalece suas alianças em 2019. A correalização passa ser do Grupo A Hora e Acil, com apoio da Univates, CIC Vale do Taquari, Sincovat e Sebrae. O patrocínio que viabiliza os workshops gratuitos é da Reinigend, Poolseg Seguros, Prefeitura de Lajeado e Unimed VTRP.
O primeiro evento ocorre nesta quarta-feira, dia 23, às 19h30, no Estrela Palace Hotel.
 

Construções de padrão

 
A construção civil de Lajeado amplia seu arrojo e qualidade. A cada dia, novos empreendimentos comerciais e residenciais exibem forma e elegância nos diferentes bairros e avenidas da cidade. São propostas diferentes para púbicos ecléticos e advindos de várias partes do estado e país. Nunca o Plano Diretor foi tão importante para nortear este ciclo virtuoso, que precisa de regras e segurança jurídica.
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais