Se começar a comer com mais qualidade em busca saúde está nos seus planos, confira as dicas da nutricionista e personal diet Catiane de Jesus.
5 substituições saudáveis
Pão: troque o francês pelo integral. O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada. O integral hoje comercializado contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que essas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, dando saciedade e ajudando também no intestino pelo alto teor de fibras.
Leite: troque o integral pelo desnatado (ou semidesnatado). O leite desnatado é produto com restrição de gordura e indicado para indivíduo com aumento nos níveis de colesterol sanguíneo e para aqueles que buscam a perda de peso.
Temperos: troque os industrializados pelos naturais. Aqueles caldos de carne, legumes ou peixe comprados em supermercados devem ser substituídos, pois são ricos em conservantes e aditivos químicos. Abuse de temperos naturais como as ervas frescas ou desidratadas.
Bebida: troque o refrigerante pela água aromatizada. A água aromatizada é uma excelente opção para readaptar o paladar acostumado com bebidas doces. Basta combinar água natural ou com gás e frutas para preparar a bebida. O refrigerante não oferece benefício, além de fornecer alto índice de açúcar.
Preparo: troque as frituras pelos grelhados. Frituras são ricas em gordura, sendo que os grelhados preservam os nutrientes dos alimentos, têm menos calorias e ajudam no controle do colesterol.
5 alimentos para você incluir na sua alimentação
Aveia | A aveia é rica em fibras solúveis e proteínas, que dão saciedade e regulam o intestino. Ela também ajuda a regular a glicemia e a controlar o colesterol alto, dando saciedade.
Nozes | As nozes são fonte de nutrientes. Oferecem inúmeros benefícios à saúde: ajudam no colesterol, previnem doenças cardiovasculares, favorecem a circulação, beneficiando também o coração.
Semente de chia | As sementes de chia têm em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem da semente um excelente complemento nutricional.
Goji berry | É rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose. 100 gramas de goji berry contêm com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja.
Farinha de banana-verde | A farinha ajuda no emagrecimento e na flora intestinal, reduz a produção de insulina, diminui o colesterol e aumenta a imunidade. O ideal é usar uma colher de sopa ao dia no iogurte ou numa batida ou em preparações.
Controle o açúcar
Fazer pequenas mudanças ajudará você a se reeducar até que seu organismo peça doce com menor intensidade. Seguir hábitos saudáveis e sem muitas restrições pode ajudar a diminuir a vontade de doces. O cromo, magnésio e vitamina B6 são nutrientes importantíssimos para combater a vontade excessiva por doces. Frutas frescas ou desidratadas, chocolate amargo combinado, fruta, leite com aveia, mel e canela são algumas opções que podem ajudar. A fibra também ajuda na saciedade, mas nunca esquecendo de tomar bastante água.
Adote bons hábitos
Alguns hábitos têm o poder de acelerar o metabolismo e deixá-lo mais eficiente como: dormir bem, praticar exercícios aeróbicos e musculação, fazer pequenas refeições ao longo do dia, manter o corpo hidratado, evitar o estresse. Há também alguns alimentos que facilitam esse processo: pimenta, chá-verde, canela, gengibre e aqueles com ômega 3.
Não perca o foco!
O ideal é não adotar uma postura radical e dietas da moda. Isso pode ser perigoso e prejudicial para o processo de emagrecimento. A melhor maneira de emagrecer sem desanimar – e também sem correr o risco de voltar a engordar – é fazer uma reeducação alimentar. Quando você faz reeducação alimentar, todos os grupos são introduzidos na dieta, se prioriza a mudança de hábito e se aprende a comer para o resto da vida. Lembrando que se reeducar requer tempo, paciência e dedicação.