Secretaria Estadual de Educação descarta a extinção da 3ª CRE

Vale do Taquari

Secretaria Estadual de Educação descarta a extinção da 3ª CRE

Gabinete do Governador, no entanto, não se manifesta sobre o tema

Secretaria Estadual de Educação descarta a extinção da 3ª CRE

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) garante, por ora, a manutenção da 3ª Coordenadoria Regional (CRE). A informação sobre a possível extinção do órgão inaugurado em 1938 agitou os bastidores ontem, após notícia veiculada em jornal de Porto Alegre, no domingo, sobre suposto estudo encaminhado ao governador, Eduardo Leite, que apontaria para a necessidade de reduzir de 30 para apenas 12 o número de coordenadorias no Rio Grande do Sul.
O contato inicial da reportagem foi com o próprio gabinete do novo chefe do Executivo estadual. Entretanto, conforme a assessoria de imprensa de Leite, o assunto é tratado apenas pela Seduc, que rechaçou a informação sobre o estudo de redução das coordenadorias regionais de Educação e a possibilidade de extinguir a 3ª CRE.
 
Chefe do órgão, Greicy Weschenfelder prefere se manifestar brevemente sobre o assunto. Na semana passada, diante da indefinição acerca de possíveis trocas de comando em outras coordenadorias, ela já havia falado sobre a falta de informações acerca do futuro dela dentro do quadro de servidores comissionados do novo governo. “Por ora, não há nada oficial. Nem perto disso. Eu mesma fiquei sabendo por meio da imprensa. Fiquei tão surpresa quanto o restante da população do Vale”, diz.
 
Ela não buscou informações junto à Seduc. “Não entramos em contato. Deixamos que eles trabalhem, assim como nós devemos seguir trabalhando. Eu tenho que ter uma postura de coordenadora. Não posso ficar ligando por conta de qualquer boato. Meu trabalho é acalmar os ânimos do nosso pessoal. Vamos aguardar”, reforça. Iranice Bohn, assessora de gabinete da 3ª CRE, corrobora com a colega. “Se fala disso desde domingo. Mas não há nada oficial. Não sabemos de nada. São especulações, que deixaram o pessoal bastante alvoraçado”, resume a servidora pública.
 

Histórico da 3ª CRE

A 3ª Delegacia Regional de Ensino foi criada por decreto em 28 de dezembro de 1938. Naquela ocasião, o estado foi dividido em regiões escolares. Inicialmente, a 3ª região estava sediada no município de Taquari, e abrangia aquela cidade, além de Triunfo, São Jerônimo, Santo Amaro, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Guaporé. A instalação oficial ocorreu em 1939, no Grupo Escolar Pereira Coruja.
Quatro anos depois, em 1943, a sede da 3ª CRE foi transferida para Estrela, inicialmente instalada em um prédio na rua Treze de Maio, esquina com a Júlio de Castilhos. Na década seguinte, nova mudança de endereço. Dessa vez, a entidade passou a funcionar na rua Borges de Medeiros, em um prédio cedido pela administração municipal.
Já em 1971, a coordenadoria, enfim, foi transferida para o imóvel atual, localizado na rua Coronel Müssnich.
 

Menos funcionários

Greicy faz questão de enaltecer o trabalho da coordenadoria frente ao Vale do Taquari. Entre as atribuições, cita o suporte jurídico, pedagógico, financeiro e de gestão pessoal às unidades escolares, a mediação de processos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de cursos e instituições de ensino e o protagonismo nos processos continuados de formação.
A coordenadora também cita a diminuição no número de funcionários para atender as 89 escolas distribuídas em 32 municípios. Em 1994, por exemplo, eram 84. Dez anos depois, o montante era de 75. Todos atuam na assessoria de pelo menos 2,5 mil professores e funcionários, além de cuidar do interesse de 21 mil alunos. “É uma extensão da Seduc.”
04_AHORA
Rodrigo Martini – rodrigo@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais