A polêmica sobre a abertura do comércio aos domingos volta à câmara de vereadores nesta terça-feira, 8, às 19h. O Sindicomerciários Lajeado realiza assembleia na sede do Legislativo para debater temas como negociações, dissídio coletivo e reivindicações dos trabalhadores – no exercício de 2019.
“Se nossa categoria autorizar o trabalho aos domingos, negociaremos com o Sindilojas as regras de como funcionará o comércio no fim de semana”, antecipa o presidente do Sindicomerciários, Marco Rockenbach.
Se os trabalhadores derem aval, a negociação entre Sindicomerciários e Sindilojas deve ocorrer em março. A lei municipal vigente, de 2003, permite que as lojas funcionem em seis domingos que antecedem as seguintes datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
“O pedido do Sindilojas é legítimo. Vamos debater entre os trabalhadores e analisar possíveis regras, caso haja regulamentação desse projeto”, explica Rockenbach.
Modelo
De acordo com o presidente do Sindilojas, Kiko Weimer, a negociação com os comerciários do Shopping Lajeado, no fim de setembro de 2018, mostrou resultados positivos.
“A maioria das pessoas optou por trabalhar. Cada funcionário recebeu R$ 114 para trabalhar nos feriados”, conta.
Outro modelo de diálogo que deu certo foi a negociação dos trabalhadores no domingo do dia 23 de dezembro.
“Quem trabalhou nessa data recebeu uma folga e mais R$ 76,50”, relata.
Em relação ao posicionamento do Sindilojas, o presidente é sucinto. “No momento que for negociado e permitido, abrirá o comércio quem quiser.”
Rejeitado
Em fevereiro de 2018, o governo encaminhou projeto à câmara de vereadores para solicitar que o comércio abrisse todos os domingos. Mais de 2,8 mil comerciários se posicionaram contra por meio de abaixo-assinado.
O coordenador de Projetos Especiais do governo, Isidoro Fornari, afirma que o município é favorável à abertura do comércio aos domingos.
“Lajeado é uma cidade muito comercial. É importante, em questões de rentabilidade, que o comércio funcione nos domingos também.”