Às 3h do primeiro dia deste ano, foram registradas duas tentativas de homicídio na mesma ocorrência. O caso aconteceu no bairro Boa União, em Estrela. As vítimas, uma de 16 anos e outra de 26, estavam em frente a uma residência quando um homem dirigindo um veículo Gol passou efetuando os disparos.
O ano inicia com a violência que marcou 2018. Ao todo, 24 pessoas morreram em crimes ligados ao tráfico de drogas em Lajeado e nos municípios vizinhos – Estrela e Cruzeiro do Sul.
Além disso, 2018 fechou em 31 casos sendo investigados na Polícia Civil. Desse total, 15 tentativas de homicídio ao longo do ano – sendo que em um dos casos, no dia 28 de outubro, quatro pessoas foram baleadas num ataque no bairro Santo Antônio.
De acordo com o delegado de Lajeado, Márcio Moreno, a instituição deveria resolver cerca de 80% dos casos. No entanto, apenas 33,3% foram solucionados em Lajeado e arredores até agora – ou seja, dos 31 casos, 21 ainda não foram solucionados.
“Falta efetivo na Polícia Civil. Lajeado, por exemplo, é uma cidade rica. Facções gostam desse tipo de município para praticar crimes”, sustenta.
Ainda segundo Moreno, cidades do porte de Lajeado, como Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, contam com mais de uma delegacia, “o que ajuda a combater a criminalidade devido ao número de agentes para se distribuírem nos casos a serem investigados”.
LINHA DO TEMPO DO CRIME
- 1º de janeiro de 2019:
às 3h do primeiro dia do ano, dois homens, um de 16 anos e outro de 26 anos, foram vítimas de uma tentativa de homicídio no bairro Boa União, em Estrela.
EM 2018:
- 31 de dezembro: um homem de 22 anos foi busca¬do por um amigo que alegou precisar socorrer uma terceira pessoa que estaria com o carro empenhado. No meio do cami¬nho, o “amigo” desceu do carro e efetuou disparos no veículo da vítima.
- 27 de novembro: um homem identificado como Eduardo Colin foi assassinado em Lajeado.
- 26 de novembro: uma briga entre detentos do Presídio Estadual de Lajeado terminou em morte. Peter Willms, 25, natural de Porto Alegre, foi esfaqueado em uma cela.
- 12 de novembro: Paulo César da costa, 46, foi assassina¬do a tiros na rua Maria Joana de Freitas, no bairro Santo Antônio. Ele estava foragido do sistema prisional.
3 de novembro: o casal Jeferson Fabrício Knecht, 23, e Andressa da Rosa Ramos, 18, teve os cor¬pos carbonizados no interior de um automóvel HB20 roubado em Estrela. A suspeita é de que o homem tenha trocado de facção e sofrido retaliação.
- 28 de outubro: quatro pesso¬as baleadas no bairro Santo Antônio em retaliação a veículo queimado na rua da Divisa, entre Lajeado e Cruzeiro do Sul.
- 24 de outubro: Santinho é assassinado dentro do Condomínio Residencial Novo Tempo. Crime é apontado como possível resposta à morte de Adriano de Moraes, no centro.
- 23 de outubro: Adriano de Moraes foi morto com pelo menos sete tiros na rua Barão do Santo Ângelo, no centro. A vítima estava em um bar quando um motoqueiro passou efetuando os disparos.
- 10 de outubro: um jovem de 20 anos foi atingido por dois tiros por volta das 5h30min. As balas atingiram o rosto e as costas da vítima que caminhava pela rua João Fernando Schneider, no bairro Jardim do Cedro.
- 1º de outubro: um homem morreu após trocar tiros com a Brigada Militar em uma abordagem de policiais militares do Pelotão de Operações Especiais na tarde daquela segunda feira, na localidade conheci¬da como Cantão, no centro.
30 de setembro: Neri Nunes, 54, pai do traficante Criolo, foi execu¬tado em casa enquanto fazia churras¬co para a família no bairro Moinhos D’Água. Ele foi alvejado por disparos de arma de fogo. No local do crime, foram apreendidos 40 estojos de calibre 7.62, seis estojos calibre .40 e 5 projéteis amassados.
- 20 de setembro: um indi¬víduo foi assassinado com quatro tiros dentro de uma casa que seria ponto de tráfico na rua Marechal Deodoro, no centro.
- 4 de setembro: um homicídio foi registrado no bairro Conservas, por volta das 19h30min. Vilmar Lisboa Alves da Silva, 36, foi atingido por tiros numa casa na rua Guilhermina Bücker. Segundo a BM, três homens entraram na residência dizendo ser policiais.
- 13 de agosto: um adolescen¬te de 17 anos foi morto a tiros por volta das 3h, no bairro Olarias. David de Almeida Tiecker foi alvejado pelos disparos num bar localizado na rua Emílio Thiesen.
- 1º de agosto: Paulo Roberto Nascimento, 38, foi morto a tiros na rua João Batista de Melo, próximo da esquina com a rua Júlio de Castilhos, após reagir armado contra um poli¬cial civil em uma abordagem.
- 21 de julho: Vanderlei de Souza, 31, foi ferido com um disparo de arma de fogo no pescoço. O crime aconteceu na rua Álvaro de Mello, no bairro Santo Antônio. Uma dupla de criminosos se aproximaram da vítima com uma arma apontada no rosto dele. O suspeito teria aper¬tado o gatilho três vezes, porém, os disparos falharam.
- 5 de julho: um adolescente de 15 anos foi atingido por um disparo de arma de fogo, no bairro Santo Antônio. Ele foi baleado na perna enquanto caminhava pela rua São Leopoldo.
- 14 de junho: um homem foi morto a tiros em sua residência na Travessa Quatro, no bairro Morro 25. José Valdemar Gomes Pereira estava com a mulher quando alguém lhe chamou pelo apelido de “Zé”. Quan¬do ele saiu para verificar quem era, foi assassinado.
- 23 de maio: Steve de Lima Rutzen, 22, foi morto por pelo menos três tiros na rua Fernando Schneider, no bairro Jardim do Cedro. Dois homens em uma moto teriam disparado contra a vítima.
26 de abril: Eliseu dos Santos, 29, e Jean Gomes da Silva, 17, morreram após trocar tiros com a Brigada Militar depois de assaltar um bar no bairro Olarias. A dupla roubou pertences de vítimas e uma motocicleta.
- 16 de abril: Aurélio Rubiel da Silva, 28, foi morto a tiros na rua Campo Novo, no bairro Marmitt, em Estrela. A vítima, que tinha passa¬gens por tráfico de drogas, teria sido assassinada por atiradores vindos da Região Metropolitana.
- 8 de abril: pai e filho foram mortos a tiros no bairro Conser¬vas, próximo à escadaria, em uma residência que seria usada por traficantes. Waltair Antônio da Silva, 50, e Jean da Rosa da Silva, 21, estavam em casa, na rua 1º de Se¬tembro, quando foram atingidos por diversos disparos de arma de fogo. A residência foi incendiada.
27 de fevereiro: um jovem de 18 anos foi encontrado morto no trevo de acesso a Estrela, na BR-386. A Brigada Militar recebeu denúncia anônima de tiros por volta da 1h30m. Ao chegar no local, encontraram Odacir Bueno, 18, com tiros na cabeça e no tórax.
- 23 de fevereiro: os irmãos Jonas Schuster Ribeiro, 27, e Jeferson Verruck Ribeiro, 32, foram encontrados mortos na rua São Leopoldo, no bairro Santo Antônio. Os corpos tinham marcas de disparo de arma de fogo e estavam cerca de 100 metros de distância um do outro.
- 18 de fevereiro: Douglas Hen¬rique Jung Johner, 31, foi morto com disparos de arma de fogo em Cruzeiro do Sul. Ele era proprietário de uma oficina e teria morrido em uma confra¬ternização da empresa. Dois homens foram até o local e o assassinaram.
14 de fevereiro: pelo menos seis lojas foram danificadas por tiros. Câmeras de vigilância de alguns desses estabelecimentos re¬gistraram o momento dos disparos, que partiram dos ocupantes de um veículo branco.
- 25 de janeiro: um homem de 57 anos que saía para pegar ônibus em uma parada, por volta das 6h30min, foi vítima de uma tentativa de homicídio na rua Bernardino Pinto, no bairro Santo Antônio. Quatro tiros foram disparados.
- 24 de janeiro: um veículo preto estacionou ao lado de um ho¬mem e um indivíduo dentro do carro lhe disparou um tiro na perna, na rua Barão do Santo ângelo, no Centro.
- 23 de janeiro: um homem de 47 anos, dono de uma lancheria, foi vítima de tentativa de homicídio no bairro Morro 25. O suspeito do crime, um detento do regime aber¬to do presídio estadual, efetuou pelo menos cinco tiros contra a vítima, que foi atingida de raspão na nuca.
- 15 de janeiro: um homem de 25 anos foi atingido por disparos de arma de fogo na rua Jaspe, no bairro Igrejinha. Ele seria morador de São Leopoldo, mas estava na casa da namorada quando dois rapazes teriam pedido informações e um copo de água. No momento em que a namorada saiu para buscar água, os indivíduos efetuaram os disparos.